Rubens Burigo Neto
De Curitiba
Com as sessões em plenário suspensas, devido ao feriado da Semana Santa, o dia de ontem em Curitiba foi dedicado aos trabalhos preliminares de três das cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) criadas na semana retrasada, na Assembléia Legislativa. Apenas os deputados das CPIs dos Medicamentos e do Roubo de Cargas não se reuniram. Nas demais – do Narcotráfico, dos Supermercados e a dos Combustíveis – discutiu-se a formalização dos cargos de relator e vice-presidente e o cronograma de depoimentos.
O primeiro deles, hoje à tarde, é o do advogado Leonardo Antônio Franco, que vai prestar informações à da CPI que investiga a prática de cartelização e adulteração no comércio de combustíveis do Paraná. Por motivo de segurança, o depoimento de Franco será numa sessão reservada. O advogado, segundo o relator dessa CPI, Tony Garcia (PPB), fez várias denúncias de irregularidades que devem ser levadas em consideração.
Se houver tempo, os deputados pretendem ouvir o presidente do Sindicato Varejista de Combustíveis, Lourenço Fregonese, ainda hoje à tarde. ‘‘Seremos implacáveis nas investigações e ações de fiscalização’’, garantiu o presidente da CPI dos Combustíveis, Durval Amaral (PFL). Esta CPI já está trabalhando com o apoio de promotores de Justiça, técnicos e fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Procon e Tecpar.
Os deputados Ângelo Vanhoni (PT) e Ricardo Chab (PTB) assumiram ontem, respectivamente, a vice-presidência e a relatoria da CPI do Narcotráfico. A CPI dos Supermercados vai se reunir uma vez por semana, às terças-feiras, às 17 horas, ou depois do encerramento das sessões. Os deputados decidiram confeccionar um cartaz, com o nome dos integrantes da CPI e um telefone para denúncias, para ser fixado em todos os supermercados paranaenses. Os depoimentos de fornecedores das redes de supermercados devem ser os primeiros a ser marcados, para a semana que vem.

mockup