CPI do Narcotráfico vai convocar Cândido Martins
Leandro Donatti
De Curitiba
A CPI do Narcotráfico aprovou ontem a convocação do ex-secretário da Segurança Cândido Martins de Oliveira para depor em Brasília. A decisão vem um dia depois de o governador Jaime Lerner (PFL) anunciar o seu afastamento do governo. Além de Cândido Martins, terão de depor em Brasília, nos próximos dias, o ex-delegado geral João Ricardo Képes Noronha, o ex-delegado chefe do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil (Cope) Mário Ramos e o investigador Mauro Canuto. Na passagem pelo Paraná, no início do mês, os quatro foram colocados sob suspeita por testemunhas ouvidas pela CPI.
Único representante do Paraná na comissão parlamentar, o deputado federal Roque Zimmermann (PT) informou que as datas previstas para os depoimentos serão acertadas na semana que vem. O deputado avisou que o primeiro a prestar esclarecimentos será Mauro Canuto, o último policial civil a se entregar, no final de semana, à Polícia, cumprindo ordem de prisão provisória decretada pela Justiça. Depois o Mário Ramos. O Noronha, quando ele finalmente aparecer. Daí o Candinho, assinalou Padre Roque. Segundo ele, o ex-secretário tem muito a explicar.
Padre Roque disse que a CPI foi informada ontem, por uma fonte do Palácio Iguaçu, que Cândido Martins estaria com as malas prontas para viajar ao exterior. Ele está fugindo, acusou o petista. A Folha tentou contato com o ex-secretário, através de seu telefone celular, mas não foi possível. Cândido Martins estava em Curitiba, reunido segundo informações de um comandante chamado Zanatta de posse de seu celular com pessoas de sua confiança na sede da Secretaria da Segurança. O ex-secretário não retornou ao recado deixado pela reportagem.
A Folha apurou que Cândido Martins prepara uma ofensiva. Pessoas de sua confiança estariam levantando a ficha dos deputados federais integrantes da CPI do Narcotráfico. Pompeo de Mattos seria um dos alvos do ex-secretário. O pedetista foi um dos que mais bateu em Cândido Martins na passagem pelo Paraná. Pompeo de Mattos disse que, pelos depoimentos colhidos, o ex-secretário tinha conhecimento do esquema montado internamente na Polícia Civil.
O requerimento aprovado pela CPI ontem é de autoria de Robson Tuma (PFL-SP), filho do senador Romeu Tuma (PFL). Existe ainda um outro solicitando a mesma coisa protocolado semana passada por Pompeo de Mattos (PDT-RS). Com a aprovação do pedido de Tuma, o de Pompeo de Mattos perde efeito. Robson Tuma disse em entrevista à Folha que o ex-secretário deve explicações não só à comissão parlamentar, mas a sociedade do Paraná. Não tem essa história de viajar para o exterior e sumir, observou.
Tuma foi o parlamentar da CPI, depois de Padre Roque, que mais questionou Cândido Martins na madrugada do dia 3. A convocação do ex-secretário para depor em Brasília tornou-se questão de honra, depois de a CPI ter sido acusada por setores do Ministério Público de o ter protegido.(Colaboraram Luciana Pombo e James Alberti)





