CPI do jogo do bicho expõe isolamento do governo Olívio Dutra
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de novembro de 2001
Agência Estado 
A votação do relatório da CPI da Segurança Pública, que ameaça o mandato do governador Olívio Dutra, expõe o isolamento do governo petista do Rio Grande do Sul na Assembléia Legislativa. Desde sua posse em janeiro de 1999, o governador enfrentou várias crises políticas com a oposição e até com as forças aliadas, fazendo minguar sua base de apoio no Parlamento. No início do governo, Olívio contabilizava 19 de 55 votos na Assembléia e hoje são apenas 12 11 do PT e um do PC do B.
A principal defecção ocorreu no ano passado, com o rompimento da bancada do PDT durante as eleições municipais, quando o partido lançou o deputado Alceu Collares para disputar a prefeitura contra o petista Tarso Genro. Na ocasião, o relator da CPI, Vieira da Cunha, integrava a ala pedetista favorável à aliança com o PT, mas a intervenção de Leonel Brizola em favor de Collares e os desdobramentos da campanha eleitoral levaram o PDT para a oposição.
O apoio do PDT foi decisivo para a criação da CPI em abril. A comissão foi inspirada pela tese de que o PT estava partidarizando a Segurança Pública, mas denúncias no decorrer dos depoimentos acabaram mirando para o envolvimento do partido e de autoridades estaduais com o jogo do bicho.
''A origem das denúncias foi o ventre petista'', diz o relator Vieira da Cunha, referindo-se a uma gravação na qual o ex-tesoureiro do PT, Jairo Carneiro dos Santos, afirmava a jornalistas que a sede do partido teria sido comprada com doações de bicheiros.


