Brasília - A CPI do Banestado aprovou ontem requerimento que solicita à Justiça de São Paulo toda a documentação referente ao inquérito e ao processo judicial que apuram se o ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PP) possui contas em paraísos fiscais. Se forem encontrados indícios relevantes, o pepebista será convocado para depor. As informações são da Agência Senado.
O relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP), explicou que ainda não encaminhou a votação do requerimento de convocação de Maluf, apresentado ao final do ano passado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), exatamente porque a comissão não dispõe de documentos que indiquem culpabilidade do ex-prefeito. ''A convocação não depende do nome das pessoas, mas sim de documentos que mostrem o envolvimento dos citados. Nem sempre aquilo que é noticiado pela imprensa depois se comprova como fato'', esclareceu o deputado, acrescentando que sua decisão não tem nenhuma relação com o cenário das eleições municipais de outubro deste ano - Maluf se lançou candidato a prefeito de São Paulo na última segunda-feira. ''Se fosse assim, eu não teria sido contrário à convocação do senhor Paulo Maluf ano passado, quando ainda não havia a questão eleitoral.''
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) concordou com a postura de Mentor e também recomendou que a CPI agisse com cautela neste caso. ''Nós não podemos ser instrumentos de jogo político, correndo o risco de sermos acusados de nos envolver em questões eleitorais'', opinou.
Já a senadora Serys disse que os indícios contra Maluf são tão fortes que, a seu ver, a convocação deve ocorrer com certeza. Para isso, ela pediu que os órgãos judiciais encaminhem com a maior urgência possível a documentação à comissão.
Além do requerimento que solicita o processo contra o ex-prefeito, a CPI aprovou ainda 306 pedidos de quebra de sigilo telefônico de envolvidos em desvios de recursos para o exterior. Ainda foram acatadas 106 solicitações com pedido de quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário, de convocação de pessoas ou de encaminhamento de documentações.

mockup