Em um formato inédito na história dos cerimoniais de posse dos presidentes da República, oito pessoas escolhidas como representantes de segmentos da população subiram a rampa do Palácio do Planalto e entregaram a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir seu terceiro mandato frente ao Executivo federal.

Jucimara Fausto dos Santos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do cacique Raoni
Jucimara Fausto dos Santos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do cacique Raoni | Foto: Tania Rêgo - Agência Brasil

O grupo teve três paranaenses. Entre eles, uma moradora da região norte: a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, de Maringá. Em entrevista à FOLHA, ela disse que, após ser convidada para participar do evento, sentiu um misto de emoção e incredulidade. “Quando eu recebi a notícia, deu uma tremedeira. Primeiro eu não acreditei, até que o cerimonial entrou em contato comigo pedindo minhas informações.”

Santos tem 45 anos, é natural de Palotina, no oeste do estado, e vive na Cidade Canção há oito meses, onde trabalha em uma lanchonete mantida pela Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (Afuem).

Alimentação na vigília em Curitiba

Ela foi uma das responsáveis pela alimentação na vigília encabeçada pela militância do Partido dos Trabalhadores em frente à sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, durante o período em que Lula esteve preso, entre abril de 2018 e novembro de 2019.

“Toda quinta-feira era mandado para ele [Lula] um pão que eu fazia”, contou a cozinheira. Em outra ocasião, ela também preparou uma refeição para o líder político. “Arroz, feijão, couve, farofa e carne moída com batata”, descreveu.

Jucimara Fausto dos Santos é mãe de dois filhos e, dentro do grupo de oito populares da solenidade, era uma das duas mulheres presentes. A outra participante foi a catadora de recicláveis brasiliense Aline Sousa, 33 anos, que vestiu a faixa em Lula.

Otimismo

A norte-paranaense projetou otimismo em relação à gestão que começa esta semana. “Eu li antes de fazer tudo o que fiz, fui tirando informações. Eu acho que ele [Lula] vai fazer um bom governo, se não eu não tinha lutado tanto. Eu acho que, nas condições que ele pegou o país, mesmo assim vai conseguir fazer um bom governo.”

Além da cozinheira, o Paraná foi representando na posse pelo artesão Flávio Pereira, 50 anos, que também colaborou com vigília na PF, e pelo professor Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, da área de Letras. Ambos residem em Curitiba.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.