Covas deixa UTI mas ainda não há data para alta
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de dezembro de 1998
Agência Estado 
O governador Mário Covas recebeu alta da UTI do Incor e foi transferido para seu apartamento no início da tarde de ontem. Ainda não há data para a alta hospitalar. A primeira-dama, Lila Covas, confirmou que o governador não deverá participar da cerimônia de posse do segundo mandato, no dia 1º. Ou nós dávamos alta para ele ou ele nos dava alta, ironizou o médico particular de Covas, David Uip, ao comentar a ansiedade do governador em deixar a unidade de recuperação, onde permanecia isolado.
Em seu quarto (616), o governador terá a companhia permanente da família, mas as visitas ainda estão proibidas. A alta é mais um sinal da sua boa recuperação, mas ele continua sendo monitorado 24 horas por dia, com enfermeiros e integrantes da nossa equipe para evitar possíveis complicações, disse Uip. Covas terá no quarto os mesmos aparelhos disponíveis na unidade de recuperação, exceto a bomba de PCA, que permitia a ele comandar automaticamente a aplicação de analgésicos por meio de um catéter colocado em sua espinha.
O governador recebeu ontem uma transfusão de 600 mililitros de sangue, um concentrado de glóbulos vermelhos. Mesmo depois da cirurgia realizada no dia 4 para extrair um tumor benigno na próstata, e a longa operação feita na segunda-feira na tentativa de curar o câncer encontrado em sua bexiga, ele não havia recebido sangue. Apesar de ter perdido sangue dentro dos limites toleráveis, o governador apresentava uma discreta anemia e a transfusão vai auxiliar na sua recuperação, declarou o urologista Sami Arap.
Covas voltou a caminhar ontem, mas sem ajuda. Se ele continuar evoluindo assim, nossa expectativa é que esteja andando com liberdade e se alimentando normalmente, no máximo, em dois ou três dias, afirmou Arap.


