Cota em concursos públicos passa em primeiro turno
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Luís Fernando Wiltemburg<br>Reportagem Local 
Com duas alterações, a Câmara de Vereadores aprovou ontem, em primeira discussão, a reserva de 10% das vagas em concursos públicos municipais de Londrina para negros. Previsto inicialmente para durar dez anos, a cota agora não tem prazo para acabar.
O texto aprovado ontem é de autoria do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que vetou texto semelhante aprovado em fevereiro, proposto pelo ex-vereador Tito Valle (PMDB). A decisão foi tomada devido ao vício de iniciativa, já que se tratava de uma matéria de competência do Executivo.
A retirada do prazo acabou protelando a entrada do projeto em discussão na tarde de ontem. A demora foi necessária para que o departamento jurídico formatasse as alterações de forma a não sobrar dúvidas aos vereadores. A outra alteração garante à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cadeira permanente na Comissão de Acompanhamento do Ingresso de Afro-Brasileiros.
Porém, mesmo quando entrou em apreciação, a discussão em plenário levou mais de meia hora. De acordo com a vereadora Elza Correia, entidades ligadas ao movimento afro-brasileiro afirmam que uma década pode não ser suficiente para corrigir as diferenças geradas pelo histórico de discriminação.
Porém, outros parlamentares argumentaram que, caso necessário, a lei pode ser prorrogada ou mesmo proposta outra de teor semelhante no futuro. "Hoje temos pessoas que querem acabar com essa diferença, mas não dá para saber se existirão pessoas assim (no poder público) daqui dez anos", disse Elza.


