''É uma falta de compostura generalizada em todas as camadas da sociedade'', diagnosticou o cientista político e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, Antonio Celso Mendes.
Para Mendes, o resultado da pesquisa que apontou o Paraná como o Estado com o maior porcentual de ofertas de compra de voto em 2006, reflete o ''momento de crise moral e ética''. ''A sociedade brasileira vive um momento de crise moral, de crise ética e isto reflete diretamente na crise econômica. O pessoal vai atrás de dinheiro porque sabe que os políticos têm muito e aceitam essa propina. É uma vergonha.''
Na avaliação do cientista político, a desigualdade social é um fator que colabora para o alto índice de corrupção eleitoral. ''O Paraná tem diferenças de renda muito acentuadas. Temos que melhorar em primeiro lugar os mecanismos de distribuição de renda. Em segundo, a transparência para que as atividades políticas sejam cada vez mais o espelho da sociedade e que o povo possa tomar conhecimento dessas atividades, e em terceiro, a atuação positiva dos meios de comunicação orientando a sociedade para a importância da ética'', elencou. ''O Paraná tem má formação política porque nossas escolas são muito ruins, de má qualidade e ensino muito deficiente e isso complica tudo'', complementou. ''O Paraná não merece isso. A democracia exige uma certa compostura.''(C.O.)

mockup