Cope investigará atentado a Burko
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de janeiro de 2002
Cláudia Carneiro 
Guarapuava - O delegado especial nomeado para investigar o disparo dos sete tiros contra a residência do prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Burko (PSDB), no último dia 31, quer que a Coordenadoria de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (Cope), de Curitiba, entre no caso. Osnildo Carneiro Lemes, que assumiu as investigações há menos de uma semana, acredita que o grupamento especial ajudará a identificar os quatro elementos que participaram da ação.
De acordo com os dados levantados pela polícia, a gangue veio de Curitiba para assaltar um posto de combustível, localizado às margens da BR-277, em Guarapuava, também dia 31. O grupo roubou na Capital a caminhonete S10 usada no assalto e contou com o apoio do assaltante Élcio Mário Dobek, que mora na cidade. Dobek é suspeito de ter arquitetado outros asssaltos na região.
As investigações apontam que os tiros na casa do prefeito podem ter sido disparados para despistar os policiais e facilitar o transporte de um caixa eletrônico roubado no posto. Além do posto de combustível, os assaltantes roubaram um veículo Vectra e mantiveram o proprietário e outro jovem presos no porta-malas do carro durante o disparo dos tiros contra a casa de Burko. Os dois homens teriam ouvido os tiros e a conversa dos assaltantes sobre a divisão de uma certa quantia pelo serviço. Os dois foram deixados pelos bandidos na Serra do Mar, entre Curitiba e o Litoral do Estado.
Para o delegado Osnildo Lemes, a identificação dos quatro assaltantes pode auxiliar na prisão de Élcio Dobek, que teve a prisão preventiva decretada no dia 3, apontado pelas investigações como o responsável pela idealização dos assaltos e dos disparos contra a residência do prefeito de Guarapuava. Os sete tiros atingiram o muro da casa, perto das 04 horas do dia 31. Ninguém se feriu. A polícia também apura motivos políticos para o atentado, como já sugeriu o prefeito Vitor Hugo Burko .


