Imagem ilustrativa da imagem Contribuintes organizam protesto contra aumento do IPTU
| Foto: Ricardo Chicarelli



Contribuintes indignados com o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) convocaram um protesto para o próximo sábado (13), às 11 horas, no Calçadão em frente ao Teatro Ouro Verde. A manifestação é consequência da alteração da PGV (Planta Genérica de Valores) que foi aprovada em setembro pela Câmara Municipal e começa a pesar no bolso dos londrinenses nessa semana com a chegada dos boletos pelos Correios. Os participantes estão sendo convocados pelas redes socais, WhatsApp e Facebook.

O organizador do evento, o comerciante Cláudio Luza, preferiu não estipular um número de participantes, mas disse acreditar que a manifestação será maior que no período de discussão do projeto no Legislativo. "Uma lei dessa que atinge mais de 250 mil imóveis faltou transparência. Não tivemos, à época, acesso aos valores e agora o boleto começa a chegar e todos esses assustados com esse absurdo. Ele relatou que entre os contribuintes indignados existem pessoas que relatam aumento de 300 a 500% no IPTU. "Eu sou comerciante, tem clientes que me relatam esses aumentos. Tem um caso de um cliente que paga R$ 2 mil e vai para R$ 13 mil.

O comerciante - que foi candidato a vereador pelo PSD em 2016 - alega que o movimento contra o "Super IPTU DE Londrina" é apolítico. "Não é indignação só minha, mas de muita gente da cidade. Não tem relação nenhuma com as eleições". Segundo ele, a expectativa é que a Prefeitura de Londrina reveja a lei aprovada com alteração da PGV. "Foi uma atitude totalmente errada, não analisaram a crise que o país vive, esse dinheiro que vai para Prefeitura vai deixar de circular no comércio, nos supermercados".