Curitiba - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná negou ontem o recurso da coligação Paraná Forte, encabeçada pelo governador e candidato à reeleição Roberto Requião (PMDB), na decisão que impediu que os sites do governo do estado divulgassem informações relacionadas diretamente ao governador. Ao entrar no site do governo do Paraná na internet (www.parana.pr.gov.br), porém, o usuário encontra somente a informação de que o conteúdo está ''temporariamente'' suspenso por determinação do próprio TRE.
A assessoria do governador explicou de que se tratava apenas de uma ''precaução'', já que a determinação da juíza do TRE, Gisele Lemke, a respeito da veiculação das notícias é ''complexa''. Ainda de acordo com a assessoria, a decisão de retirar todo o site do ar é para que a equipe do governador, após conhecer os detalhes da decisão judicial, possa readequar o endereço eletrônico sem avançar na legislação eleitoral.
O advogado da coligação no caso, Guilherme Gonçalves, reforçou ontem que é preciso distinguir as notícias ligadas à campanha eleitoral do candidato e à divulgação das ações do governador, e que a decisão da juíza ''complica a vida dos jornalistas'', se referindo à equipe que trabalha na assessoria de imprensa do governo. O advogado afirmou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão da juíza partiu de uma representação da coligação Voto Limpo, encabeçada pelo candidato Rubens Bueno (PPS), e basicamente determinou a retirada de notícias ou propagandas institucionais envolvendo o nome e a foto do governador dos sites oficiais do governo do Estado, sob pena de multa diária. Ontem, o TRE também negou o pedido da coligação Voto Limpo para aumentar o valor da multa.
O site da Agência de Notícias do Governo do Paraná, destinado à imprensa, continua no ar, mas sem divulgar informações que possam ser vinculadas ao governador. Recentemente, a coligação Voto Limpo também conseguiu que fosse retirada do ar uma notícia do site Paraná em Ação, na qual anunciava atendimentos a 65 mil pessoas através de um programa realizado em Campo Mourão, durante a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Na mesma ocasião, porém, o governador também estava em plena campanha eleitoral, conforme divulgado pelo site mantido pela coordenação da coligação Paraná Forte.

mockup