A Câmara Municipal de Londrina aprovou por unanimidade nessa quinta (25) as contas do exercício 2014 de responsabilidade da gestão do ex-prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Em discussão única, o Legislativo analisou o parecer nº 461/2018, do Tribunal de Contas (TC) do Estado do Paraná. De acordo com o parecer prévio do TC, as contas daquele exercício financeiro foram consideradas regulares. Embora relatório do controle interno tenha indicado uma irregularidade, foi desconsiderada em razão de recurso de revista interposto pelo ex-prefeito.

Zona especial para indústrias

Também em votação unânime, os vereadores aprovaram em segunda discussão o projeto de lei que cria uma zona especial na bacia do Ribeirão Jacutinga. A matéria, de iniciativa do Executivo, altera lei de uso e ocupação do solo para permitir a instalação do Parque Industrial na região norte da cidade. Na área será implantado um modelo de loteamento em sistema de condomínio industrial fechado. Foi preciso mexer na legislação porque a área fica próxima ao manancial de abastecimento de água de Cambé. Entretanto, segundo a prefeitura, foi estipulado que a zona classificada de ZI-4 (Zona Industrial-4) só poderá receber atividades de indústrias secas, ou seja, apenas fábricas que não emitem efluentes líquidos.

Recrutam-se ex-prefeitos

O ex-prefeito de Cambé, João Pavinatto (PSDB), foi nomeado para o ocupar cargo de assessor técnico na Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos na gestão Ratinho Junior (PSD). Pavinato foi um dos coordenadores de campanha do governador na região de Londrina. O cambeense irá se juntar a outros nomes da região contemplados com cargos no governo do Paraná. O ex-prefeito de Ibiporã José Maria Ferreira é o atual presidente do Fundepar (Instituto de Desenvolvimento de Londrina). Já a ex-vice-prefeita de Ibiporã, Sandra Moya, assumiu a Secretaria de Assuntos da Região Metropolitana de Londrina, a Comel.

Remuneração congelada

Em meio ao fogo cruzado detonado pelo anúncio de reajuste de 12% na tarifa de água, que pegou mal em todo o Estado, a Sanepar divulgou comunicado para informar que não haverá reajuste na remuneração dos administradores e conselheiros da empresa em 2019, conforme decidido em Assembleia Geral Ordinária dos acionistas da estatal realizada nessa quarta-feira (24). Segundo a assessoria, foi aprovado para 2019 o montante de remuneração de R$ 13.918.443,49, o mesmo do ano anterior. A empresa afirma que a decisão “reitera a posição da Diretoria da Presidência da Sanepar de não reajustar a remuneração de diretores e funções gratificadas, manifestada em fevereiro durante reunião do secretariado do Governo do Estado”.

Moradores de rua

O Ministério Público do Paraná apresentará em evento aberto ao público em Londrina, na segunda-feira (29), os resultados da Pesquisa sobre a População em Situação de Rua do Município de Londrina. O estudo foi realizado em conjunto com a Universidade Estadual de Londrina, Unopar, Defensoria Pública do Estado do Paraná, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e a Prefeitura de Londrina e captou dados quantitativos e informações qualitativas sobre o modo de vida da população em situação de rua. O evento, aberto a todos os interessados, será às 14 horas, no auditório da sede do MP em Londrina (Rua Capitão Pedro Rufino, 605, Jardim Europa).

Paralisação na UEL

A Assuel Sindicato vai realizar assembléia nesta sexta-feira (26) para discutir com os servidores a paralisação dos serviços da universidade e do Hospital Universitário, na próxima segunda-feira (29). Segundo a assessoria de imprensa, uma caravana com servidores irá a Curitiba para participar de um grande ato para protestar contra o governo do Estado, que está se negando a pagar a data-base da categoria. Serão duas assembleias simultâneas no campus, na Sala 201 do CCB e no anfiteatro do HU, ambas às 8h.

Reposição salarial

Sem reposição da inflação há mais de três anos, o funcionalismo já acumula perdas de 17%, e o governador já declarou à imprensa a intenção de manter o congelamento.

Almoço no bandejão do Planalto

Estratégia da equipe de comunicação da Presidência da República para reforçar a imagem de que Bolsonaro é um homem simples, o presidente almoçou nessa quinta-feira (25) no bandejão do Palácio do Planalto ao lado de dois de seus ministros, o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e o almirante Bento Albuquerque (Minas e Energia). Ele levou sua equipe de comunicação para o registro de imagens que serão divulgadas pelo governo. De acordo com Albuquerque, Bolsonaro se serviu de churrasco, salada e comeu batata frita. "Ele foi ali, se serviu, pediu 'uma carne mais caprichada', comeu salada, as carnes do churrasquinho." Bolsonaro passou cerca de meia hora no restaurante Sesi, que fica no anexo do Planalto, próximo ao escritório da Vice-Presidência, onde despacha o general Hamilton Mourão, vice-presidente.

'Planalto não nos escuta'

O deputado Capitão Augusto (PR-SP) deixou o cargo de vice-líder do governo na Câmara, alegando "motivos pessoais", mas, ao jornal O Estado de S. Paulo admitiu descontentamento e classificou o relacionamento político do Planalto com o Congresso como "uma sequência de erros". O PR foi um dos partidos que exigiram mudanças no relatório da reforma da Previdência, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Amigo do presidente Jair Bolsonaro, Capitão Augusto disse, porém, que a reforma não foi motivo para sua saída. "Por mais que a gente fale, o Planalto não nos escuta. De cada dez parlamentares, oito reclamam do governo", afirmou.