Conselho define depoimento de Jader na próxima semana
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de agosto de 2001
Agência Estado<BR>De Brasília 
Os representantes do bloco oposição no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado definem no início da próxima semana a data das convocações do presidente licenciado do Congresso, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), e das autoridades do governo e do Ministério Público Federal (MPF) envolvidas nas investigações dos desvios de recursos do Banco do Estado do Pará (Banpará). A montagem do cronograma destas convocações está sendo discutida com os três relatores destacados para o caso, os senadores Jefferson Peres (PDT-AM), Romeu Tuma (PFL-SP) e João Alberto (PMDB-MA).
Os senadores do bloco de esquerda querem saber o porquê de tanta demora para que o Banco Central e a Procuradoria Geral da República chegassem à conclusão de que tinham indícios suficientes para instaurar inquérito contra Jader num caso ocorrido 17 anos atrás. O Brasil precisa saber o preço do silêncio do Banco Central e do Brindeiro, cobra a senadora Heloísa Helena (PT-AL), referindo-se ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.
Embora defenda a tese de que o Congresso tem a obrigação de esclarecer à sociedade as razões da demora e dos embaraços criados pelo BC e a Procuradoria no caso Banpará, a oposição decidiu agir com cautela. A idéia é não desviar o foco de Jader.
Ontem, o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) anunciou ontem seu afastamento da presidência do Conselho para tratamento de um câncer na próstata. Assume em seu lugar o vice Geraldo Althoff (PFL-SC)


