A Câmara de Conselheiro Mairinck (61 quilômetros ao sul de Jacarezinho) aprovou recentemente uma lei que estabelece o ‘‘Vereador de Plantão’’. A resolução determina que os nove vereadores, por meio de uma escala, cumpram expediente na Câmara das 13 às 17 horas para ouvir reclamações e sugestões da comunidade, além de esclarecer sobre o encaminhamento de projetos. Normalmente os vereadores compareciam ao Legislativo apenas na quinta-feira, quando acontece a sessão ordinária.
O projeto foi implementado no início deste mês e os vereadores vêm atendendo a uma média de 12 pessoas por dia. O presidente da Câmara, Doneli Said Capote (PTB), disse que o programa possibilita melhor integração com a comunidade.
Capote explicou que o programa deve se intensificar nas próximas semanas. Ele garante que a comunidade está entusiasmada com a possibilidade de ter um canal direto com o Legislativo. O vereador Leomar Monteiro (PTB) disse que o projeto aumenta a transparência das ações da Câmara. ‘‘A população aprovou porque o contato com o Legislativo aumentou’’, afirmou.