Arquivo FolhaSob censuraGabeira: acusado de praticar ação terroristaO deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) será um dos observadores do Congresso brasileiro na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A indicação será uma reação à decisão do governo norte-americano em não conceder o visto de entrada a Gabeira para a divulgação do filme ‘‘O que é isso, companheiro?’.
Baseado no livro de Gabeira, o filme conta a história do sequestro do embaixador americano durante a ditadura militar. Gabeira participou do ato como um dos sequestradores.
A legislação dos EUA não permite a entrada no território norte-americano de quem tenha cometido atos terroristas. Mas não poderá impedir a entrada de Gabeira como observador da ONU. O Itamaraty fixa o número de parlamentares que podem ser indicados para participar da Assembléia que ocorre entre outubro e dezembro. Mas a indicação é de competência do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que promete fazê-la.

mockup