Congresso de municípios abre campanha eleitoral
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de julho de 1998
Evaldo Magalhães Agência Estado 
A campanha eleitoral em Minas Gerais será aberta oficialmente hoje, quando começa o 15º Congresso Mineiro de Municípios. O evento, a ser realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, terá a participação do presidente Fernando Henrique e, como tema, Eleições 98. Até quinta-feira, cerca de 850 prefeitos passarão pela capital, além de dezenas de parlamentares e lideranças políticas mineiras, com palestras dos quatro principais candidatos à presidência - Fernando Henrique (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS) e Enéas Cardoso (Prona).
Também expõem seus programas de governo os três candidatos com mais chances de chegar ao Palácio da Liberdade - o governador Eduardo Azeredo (PSDB), o ex-presidente Itamar Franco (PMDB) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT) - e os quatro mais importantes concorrentes ao Senado por Minas - Júnia Marise (PDT), que busca a reeleição, Hélio Garcia (PTB), José Alencar Gomes da Silva (PMDB) e Murilo Badaró (PPB).
Dividido entre apoiar o o atual governador, seu colega de partido, ou o ex-presidente Itamar Franco (PMDB) no processo sucessório estadual, FHC vai a Belo Horizonte, segundo seus assessores, como presidente, e não como candidato. Apesar disso, Azeredo, que estará ao lado dele na abertura do congresso, espera que a visita seja a indicação, para todas as lideranças e, principalmente, para o eleitorado, de que terá apoio declarado do Planalto na campanha pela reeleição.
Se ele (presidente) vai pedir voto para outro, se vai ficar um pouquinho constrangido, isso são coisas que podem acontecer, disse o governador. Mas não há dúvida de que a ele interessa meu apoio aqui, e a ele também interessa me apoiar, acrescentou.


