Confirmada doação de área ao Cismepar
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de maio de 2013
Loriane Comeli <br>Reportagem Local
Foi aprovado ontem em segunda e última discussão o projeto de lei do Executivo que doa área de 917 metros quadrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), que tem sede em Londrina e abrange outras 20 cidades da região. A área, avaliada em R$ 810 mil, é contígua à atual sede, na Rua São Luiz (centro), e abrigará um centro de diagnóstico que será construído com recursos estaduais.
Segundo o presidente do consórcio, Johnny Lehmann (PTB), que é prefeito de Rolândia, o Estado já reservou R$ 4 milhões para a obra, que deve começar a ser erguida em agosto. ''Já começamos a elaborar os projetos de engenharia e vamos começar a construção provavelmente em agosto'', disse Lehmann, que acompanhou a votação ontem na Câmara. Porém, os recursos não contemplam a aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. ''Enquanto a obra fica pronta, vamos correr atrás do restante dos recursos.''
A diretora de Planejamento do Cismepar, Sílvia Karla Andrade, explicou que o centro de diagnóstico vai disponibilizar exames de tomografia, ultrassonografia, ressonância, raio-x, endoscopia, análises clínicas e litotripsia. ''Hoje o Cismepar atende cerca de 1.100 pessoas por dia. Com o centro, cerca de duas mil pessoas serão atendidas por dia'', contabilizou.
Atualmente, os pacientes são atendidos em consultas eletivas em 55 especialidades no Cismepar, mas têm dificuldades em fazer os exames. ''Alguns pagam exames particulares e outros fazem com o auxílio das prefeituras. Com o centro, os exames terão mais agilidade'', comentou o presidente do consórcio.