As pré-conferências que “abrem terreno” para a 5ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social começam neste sábado (19) em Londrina. Também haverá outro encontro prévio no próximo sábado (26). Ambos são abertos à comunidade.

A conferência, por sua vez, está marcada para 2 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura. Por ela, serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social para os próximos quatro anos – entre eles, dois integrantes escolhidos “livremente”, sem necessidade de indicação prévia por parte de entidade ou órgão público.

Em meio à organização dessas agendas, a “cidade mais transparente do Brasil” – como o prefeito Marcelo Belinati (PP) costuma fazer questão de mencionar em suas falas por conta do primeiro lugar alcançado por Londrina em avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU) – vive um cenário de baixa participação popular em esferas como a dos conselhos – nos quais, ao menos no papel, o cidadão costuma ter cadeira garantida, espaço para debate e direito a voto.

"CONSELHOS TÊM SE ESVAZIADO"

A avaliação vem de integrantes do próprio Conselho de Transparência e Controle Social. “A gente percebe que não há um interesse da população em participar. A reunião [mensal do conselho] é híbrida e está disponível para ser acessada por meio do site da prefeitura”, observou Juvira Cordeiro, presidente do colegiado. Segundo ela, é necessário fazer chegar mais informações sobre os instrumentos de fiscalização que hoje os cidadãos têm nas mãos.

Para a secretária do conselho e integrante da comissão de organização da conferência, Vera Suguihiro, é necessário traçar um diagnóstico para entender os motivos pelos quais há cada vez menos adesão dos cidadãos a esse e outros colegiados. “Os espaços dos diferentes conselhos têm se esvaziado de uma forma assustadora [...] A gente tinha [anteriormente] a sociedade civil organizada, as instituições, a gente fazia apresentações e as pessoas faziam perguntas. Eu tinha na memória esse engajamento”, ressaltou.

“Muitas vezes a própria população não conhece qual é o papel real de um conselho [...] Temos que pensar em alternativas que possam fazer com que a população seja engajada no processo de discussão. É um desafio muito grande, mas nós estamos para isso”, comentou Suguihiro.

AGENDA

As duas pré-conferências terão como palestrantes membros do primeiro escalão da gestão de Belinati. A deste sábado será das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura de Londrina, e vai falar sobre “Novas perspectivas no papel da Controladoria na Promoção da Integridade e Transparência na Administração Público”. A condução será da controladora-geral do Executivo, Beatriz de Oliveira Teixeira.

Já no próximo sábado (26), também das 8h às 12h, mas no auditório da Secretaria de Assistência Social, o ouvidor-geral Alexandre Sanches Vicente tratará da “A Ouvidoria Geral, o Acesso à Informação e Transparência Pública”. Para se tornar delegado com direito a voto nas conferências, é necessário se inscrever no momento das pré-conferências.