O deputado federal Boca Aberta (Pros) convocou assessores e apoiadores para recebê-lo em frente ao Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina), na região central, no início da tarde desta segunda-feira (28), onde começou a cumprir a pena imposta pela Justiça de 22 dias de prisão em regime semi aberto. Trata-se do resultado da acusação feita pelo MP (Ministério Público) de perturbação de sossego de funcionários da UPA Sabará por conta da chamada "blitz da saúde". Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, deputado federal deve cumprir somente 1/6 da pena e o local na próxima quinta-feira (1).

Imagem ilustrativa da imagem Condenado por caso 'blitz', Boca Aberta começa a cumprir pena no Creslon
| Foto: Câmara dos Deputados

Boca Aberta se apresentou acompanhado da esposa, a vereadora Mara Boca Aberta (Pros). Sem autorização da polícia, montou o que o próprio parlamentar chamou de "circo". Na frente da unidade prisional seus apoiadores colocaram um tapete vermelho, havia vendedores de algodão doce e pipoca e apoiadores vestidos com nariz de palhaço. Em entrevista ao vivo para emissoras de televisão, voltou a dizer que estaria sendo preso por servir ao povo. "Mais uma vez retornando aqui. Eu sou um bandido da mais alta periculosidade pegando os médicos dormindo na UPA. É um verdadeiro circo montado aqui hoje pelo Judiciário. Qual o crime que cometi?", disse o parlamentar em entrevista à RICTV. Ele voltou a fazer acusações de perseguição do Ministério Público, de forjar provas no processo de improbidade no qual seu filho também é acusado de "rachadinha" e por suposto desvio de kits escolares. "Pode me calar, me prender e me matar. Prefiro ser preso servindo o povo do que roubando o dinheiro do povo (sic)", completou.

Pelos mesmos fatos, Boca Aberta havia sido condenado à pena de 17 dias de prisão em regime inicial semi aberto no dia 24 de outubro de 2020, quando ocorreu o trânsito em julgado do processo pela 4ª turma do TJ (Tribunal de Justiça). Entretanto, conseguiu redução de pena e ficou apenas dois dias preso no Creslon durante o período eleitoral no ano passado, quando disputou sub judice a eleição para prefeito.

Boca Aberta tem duas condenações por provocar tumulto nas denominadas "blitze da saúde". Na decisão do ano passado, foi aplicada medida cautelar e o parlamentar ficou proibido de entrar em qualquer unidade de saúde de Londrina. Essa nova ordem de prisão foi expedida em 15 de junho pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Londrina, Katsujo Nakadomari.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1