A Secretaria Municipal de Governo (SMG) coordenou a primeira reunião de 2024 dos Comitês Internos de Governança Pública (CIGPs) do Município, na última segunda-feira (5), no auditório da Prefeitura de Londrina. Além de representantes dos CIGPs de todas as secretarias, autarquias e fundações, participaram também os titulares das pastas.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati. Durante a atividade, foi entregue a Mendonça um documento compilado contendo os planejamentos estratégicos de todas as secretarias, autarquias e fundações municipais, na área de governança pública e compliance, para o ano que se inicia.

Esse documento ficará armazenado no gabinete do prefeito e na sede da Secretaria Municipal de Governo. Além disso, todos os planos estratégicos serão disponibilizados no portal do Município, na página com informações sobre a Governança Pública.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, elogiou o trabalho que vem sendo conduzido de maneira conjunta por todos os órgãos municipais, desde 2021, para o desenvolvimento da governança pública e do compliance na administração municipal. “A política de governança centraliza e padroniza o funcionamento administrativo e a atuação de todos os órgãos municipais, elevando o patamar da gestão a um modelo de excelência", disse.

Implantada através da Lei Municipal de Governança Pública e Compliance (Lei no 13.310/2021), essa política está sob responsabilidade da SMG, sendo que o secretário municipal de Governo também é o coordenador do Conselho de Governança Pública (CGov).

Conforme o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, a iniciativa tem sido realizada de maneira colaborativa, envolvendo todos os servidores membros dos Comitês Internos de Governança Pública, que são parte importante no processo. “Isso demonstra o quanto a Política de Governança não é uma política de governo, mas sim do Município, uma política de Estado que se perpetua no aperfeiçoamento contínuo da administração pública”, salientou.

Os Comitês Internos de Governança Pública se reúnem mensalmente, abordando temáticas diferentes em seus encontros, bem como as ações a serem executadas. Na primeira reunião de cada ano, é feita a entrega oficial do planejamento estratégico.

A diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, explicou que os órgãos municipais são sempre orientados a convergir seus esforços. “O nosso objetivo é que todas as ações estejam interligadas ao Plano Diretor, à Lei do Orçamento Anual, ao Plano Plurianual, aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e às ações do Londrina Masterplan 2040”, frisou.

Entre outras autoridades, participaram o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador; e os secretários municipais de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, de Cultura, Bernardo Pellegrini, e do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos. (Com informações do N.Com)