Comissão finaliza estudo sobre contrato com a Sanepar
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Edson Ferreira<br> Reportagem Local 
O futuro da Sanepar em Londrina, nos serviços de água e esgoto por mais 30 anos, deve ser decidido na semana que vem. Esse foi o prazo dado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) depois de se reunir com a presidência da estatal, em Curitiba, anteontem. Sem dar detalhes, o prefeito revelou que esperava uma "posição mais ousada" por parte da empresa. Conforme apurou a reportagem, o valor apresentado pela Sanepar como compensação a ser repassada ao município pela exploração do serviço está abaixo do previsto.
A decisão do prefeito será tomada a partir do parecer da comissão específica montada pela administração, formada pelos secretários municipais Rogério Carlos Dias (Gestão Pública), Paulo Arcoverde (Governo), Daniel Pelisson (Planejamento) e Carlos Geirinhas (Assuntos Especiais). "Na semana que vem teremos condições de decidir se vamos formalizar o convênio com o governo do Estado e aí a assinatura do contrato com a Sanepar", disse Kireeff.
Estudo contratado pela prefeitura no começo deste ano elencou três possibilidades para os serviços de água e esgoto em Londrina e a formalização de um novo contrato com a Sanepar, por mais 30 anos, ficou em primeiro lugar. As outras opções são realizar uma licitação ou municipalizar o setor. O contrato com a estatal paranaense está vencido há 12 anos, sendo renovado temporariamente a cada seis meses. "Gostaria que a posição da empresa fosse mais ousada, mas quero dizer que respeito o esforço da Sanepar."
O relatório técnico elaborado pela comissão contém 26 metas para o saneamento básico que estarão no contrato com a Sanepar ou outra empresa , contemplando evolução no tratamento do esgoto, atendimento à população, qualidade da água, entre outros pontos. Em 30 anos, a prestadora do serviço deverá investir no setor cerca de R$ 1,6 bilhão. Ontem a reportagem não conseguiu falar com a presidência da empresa.


