Comissão da Verdade ouve 7 depoimentos em Londrina
Os depoimentos de vítimas e testemunhas semana passada na audiência da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Paraná mostram que as consequências da repressão exercida pelo governo durante a ditadura militar atingia não apenas quem era contrário os governantes, mas também pessoas alheias à movimentação ou ideologias políticas da época.
A Comissão da Verdade colheu na última quarta feira o depoimento de sete pessoas na Câmara de Londrina, na primeira audiência aberta realizada na cidade. Os depoimentos continuaram na quinta-feira, durante todo o dia, no auditório do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
No primeiro dia, os médicos Julio Higashi e Mario Seki, por exemplo, na condição de testemunhas, quiseram registrar a demissão sumária do ex-professor Tsutomu Higashi, por ordem direta vinda do governo estadual. O ex-docente do Departamento de Patologia Aplicada da UEL é tio de Julio e lecionava para ambos, que também o ajudavam na elaboração da tese de doutorado.
Julio e Seki afirmam que a justificativa da demissão, sem direito a defesa, jamais foi explicada. "Nunca vi um movimento político dentro de casa, nunca vi ele participar de um partido político. A única coisa que ele fez sempre foi estimular o lado científico", recorda o sobrinho.
Quem também sentiu os reflexos na pele foi a família da empresária Marília Polis, proprietária da extinta Rede Estadual de Táxi Aéreo (RETA). A empresa, estabelecida no aeroporto de Londrina, nos anos 1950, tinha, na época do golpe militar, 16 aeronaves para locação, e também sofreu retaliação.
O regime militar no Brasil foi instaurado em 1° de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar contra o então presidente João Goulart
Também depuseram pessoas perseguidas por suas ideologias políticas, como a vereadora Elza Correia (PMDB), filha do ex-vereador, militante comunista e ex-preso político Manoel Jacinto Correia
O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional





