Depois de enfrentar muitos desafios em 2020, a Criai (Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência) da AL (Assembleia Legislativa do Paraná) se prepara para encarar problemas ainda mais aprofundados no ano que se inicia. O olhar atento para a retomada das crianças e jovens às escolas durante a pandemia da Covid-19 e o acompanhamento do envelhecimento da população do Estado na próxima década são os principais focos de trabalho do grupo presidido pelo deputado Cobra Repórter (PSD). “Em meio a isso, constatamos, infelizmente, um aumento de denúncias de violência doméstica e contra os idosos em nosso Estado pelas autoridades de segurança pública, algo que é nossa obrigação combater”, alertou o parlamentar.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD)
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) | Foto: Orlando Kissner/Alep

Em 2020, a Comissão realizou nove reuniões ordinárias, 14 encontros internos de trabalho, 36 reuniões externas ou remotas de trabalho e analisou 23 projetos de lei, mas o seu maior desafio foi acompanhar as denúncias a distância. “Pensar em que o nosso trabalho foi feito de forma virtual, em meio a um número grande de casos graves... Não foi fácil, em especial para fazer o trabalho de investigação. Precisamos muito contar com o apoio das Polícias Civil e Militar para dar andamento às nossas atividades”, lembrou Cobra, em conversa com a FOLHA. Com a dificuldade de planejar o futuro, consequência da pandemia, o grupo espera poder desenvolver um maior número de atendimentos presenciais.

A maior tarefa imediata será encarar os prejuízos causados na Educação pelo distanciamento imposto pelo coronavírus. A diferença de acesso às atividades remotas entre os diferentes grupos sociais e a evasão escolar estão na mira dos parlamentares. “Nossa grande preocupação é que as crianças voltem para as escolas e tenham a frequência de aulas que tinham antes. Precisamos acompanhar esse processo de perto. Há ainda uma ideia para que o governo possa dar algum incentivo aos estudantes, uma espécie de gratificação escolar para a camada mais pobre. Sabemos que o que ocorreu no passado vai provocar déficit e uma desigualdade muito grande daqui para frente”, explicou o deputado.

IDOSOS

Para um futuro ainda mais distante, a Criai já trabalha com o fato de que a população idosa será a maioria no Paraná a partir de 2030. Diferentes áreas terão que passar por investimento para que os serviços e os próprios municípios estejam preparados para atender a este público. “Temos feito um trabalho ostensivo em relação ao tema para com o estudo de diversas ações. Nossa estrutura está aquém do necessário. As calçadas são ruins, há que incrementar todo o atendimento na Saúde, os serviços privados, supermercados, todos têm que estar preparados. Sem falar em incluir essa população idosa na tecnologia”, lembrou Cobra.

BALANÇO

Entre as ações promovidas pelo grupo no passado estão os projetos de lei apresentados pelo Criai em 2020: a instituição em caráter permanente da Fortis (Força-Tarefa Infância Segura), para a prevenção e combate aos crimes contra a criança da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná - e a criação das Forças-Tarefa de Defesa da Mulher e também dos Idosos. Os integrantes ainda responderam aos quesitos de acompanhamento e monitoramento do Plano Decenal e, agora, estão elaborando as metas para 2021 e 2022 para atender aos objetivos do Plano. O Criai conta ainda com a deputada Cantora Mara Lima (PSC) como vice-presidente, e os deputados Gugu Bueno (PL), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Carlos Martins (PP), Marcio Pacheco (PDT) e subtenente Everton (PSL).