Começa disputa pela presidência da Câmara
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de outubro de 2002
Marcos Espíndola<BR>Reportagem Local 
As articulações para a sucessão de Tercílio Turini (PSDB) na presidência da Câmara de Vereadores de Londrina já movimenta os bastidores do Legislativo. A eleição está marcada para o dia 12 de dezembro e pelo menos cinco vereadores já anunciaram disposição em disputar o comando da Câmara para os próximos dois anos. O segundo-secretário da Mesa Executiva, Orlando Bonilha (sem partido), e o líder do PSDB, Roberto Kanashiro, já estão em franca negociação com os colegas e falam na candidatura abertamente. O peemedebista Leonilson Jaqueta, o líder do PDT, Beto Scaff, e o vereador Paulo Arildo (sem partido) também pretendem lançar-se ao páreo.
Kanashiro espelha-se no desempenho do colega de partido, Turini, para atrair apoio. ``O PSDB tem a maior bancada, com três vereadores, e nada mais justo que nos colocarmos na disputa``, avalia. Ele acredita que os resultados das eleições estaduais e nacionais influenciam na Câmara. Cita como exemplo a derrota do candidato ao governo Alvaro Dias (PDT), que resultou na permanência de Beto no Legislativo ele estaria cotado para assumir um cargo no governo.
Scaff desconversa. ``Na verdade, excluindo os dois vereadores que deixarão o mandato para assumir na Assembléia Legislativa, são 19 pré-candidatos``, esquiva-se Scaff, mas admite que iniciará na próxima semana conversas isoladas com cada parlamentar.
Ao PT a disputa pela mesa ainda não suscitou interesse. André Vargas, assim como a líder do PMDB, Elza Correia, assumirão suas respectivas cadeiras como deputados estaduais no próximo ano. A líder do governo no Legislativo, Márcia Lopes (PT), pretende continuar na função, mas quer discutir a sucessão da Mesa com os colegas. ``O Tercílio demonstrou seriedade nesse mandato, mas dá para inovar.``
Elza não esconde a preferência por Jaqueta e cobra inclusive um posicionamento do presidente da Casa. ``Os três votos do PMDB foram decisivos para a eleição de Turini``, lembra a vereadora, que chegou a retirar a sua candidatura em favor do tucano. Ela também considera legítimo o apoio da bancada do PT a Jaqueta, que vem desempenhando um papel de ``grande colaborador do Executivo na Câmara``. Jaqueta avisa que até amanhã tomará um decisão mas, caso opte pela disputa, espera contar com os ``parceiros do PT``.


