Com título fácil, eleitor do Paraná já pode ser atendido em qualquer fórum
Serviços como primeiro título, segunda via, transferência e alterações no cadastro podem ser feitos em qualquer fórum eleitoral a partir de hohe
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de dezembro de 2019
Serviços como primeiro título, segunda via, transferência e alterações no cadastro podem ser feitos em qualquer fórum eleitoral a partir de hohe
Guilherme Marconi - Grupo Folha 
A partir desta segunda-feira (02), os eleitores do Paraná podem se dirigir a qualquer fórum eleitoral do Estado para obter o primeiro título e a segunda via ou realizar transferência e alterações no cadastro. Até então este atendimento era feito somente na zona onde o cidadão possui domicílio eleitoral.
O Paraná é o primeiro Estado do Brasil a adotar em todas as cidades este modelo de atuação, batizado de Título Fácil. O serviço foi regulamentado pela Resolução do TRE-PR nº 838/2019.
Segundo o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, o objetivo é proporcionar mais comodidade a todos. “Era inconcebível que, em pleno 2019, com todo esse desenvolvimento tecnológico, o eleitor ainda tivesse que se deslocar até o cartório onde fez seu título para resolver um problema”, diz.
Projeto Piloto
A novidade passa a valer em todo o Estado a partir desta segunda-feira (02), embora já estivesse funcionando de forma experimental em Curitiba e nos municípios de maior porte desde setembro. “Nós atendemos 777 eleitores até o dia 13 de novembro sem nenhuma divulgação do serviço. Foram quase 800 pessoas que seriam mandadas embora sem resolver o seu problema caso não houvesse o Título Fácil”, declara Mônica Miranda Gama Monteiro, secretária da Corregedoria.


