O PSD (Partido Social Democrático) homologou neste sábado (6) a filiação da deputada federal Luísa Canziani e do pai dela, Alex Canziani, atual secretário de Governo de Marcelo Belinati (PP) na Prefeitura de Londrina, em evento partidário realizado em Cambé. Seis prefeitos da região Norte e Noroeste seguiram o mesmo caminho. Todos saíram do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

São eles: Juninho (Itaguajé), Maria Edna (Prado Ferreira), Adelita (Quatiguá), Edimar Santos (Santa Cecília do Pavão), Valente (Santa Isabel do Ivaí) e Venícius Rosa (São Jerônimo da Serra). A cerimônia contou com a participação do governador Ratinho Jr., que cumpriu agenda no Ceasa (Central de Abastecimento) de Londrina, e do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo.

Imagem ilustrativa da imagem Com presença de Kassab, PSD filia família Canziani e mais seis prefeitos da região
| Foto: Rafael Machado/Grupo Folha

Por quase 30 anos, Canziani foi um dos nomes mais conhecidos do PTB no Paraná, mas recentemente brigou com o ex-deputado federal Roberto Jefferson, comandante-mor da legenda no Brasil. As rusgas culminaram em sua saída e no desembarque no partido de Kassab. "Avalei várias alternativas, mas vi que o PSD tem boas lideranças, densidade eleitoral e reúne condições pra projeção do nosso grupo político", diz.

Questionado sobre os próximos passos, o secretário de Belinati adianta que almeja uma vaga no Senado. "Sei que outras composições estão sendo feitas, mas deixei claro a minha intenção quando conversei com o governador. Se não der certo, saio para deputado estadual", argumenta.

A estrada é um pouco mais sinuosa para Luísa Canziani. Ela aguarda a decisão de uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde pediu sua desfiliação do PTB. Nesta semana, em entrevista à FOLHA, a parlamentar avalia que terá mais liberdade na nova casa. "O PSD é um partido de grande projeção nacional, onde há respeito de divergências. É isso que busco na minha vida pública", relata.

"É um momento importante para o PSD no Paraná. Temos dois fortes expoentes da política estadual, no caso os Canziani, e mais gente vindo por aí", declara Kassab. Com as novas filiações, a legenda soma 36.543 integrantes no Estado. Desses, 659 são vereadores e 136 prefeitos, o que representa 34% das cidades paranaenses.