Passada a recente batalha judicial travada no Supremo Tribunal Federal (STF) com Itamar Paim (PL) para definir quem ficaria com a cadeira do cassado Deltan Dallagnol (Podemos), Luiz Carlos Hauly (Podemos) tomou posse aos 72 anos para seu oitavo mandato como deputado federal. O ato ocorreu na sessão da tarde desta terça-feira (13) da Câmara dos Deputados.

O veterano político tornou-se o quinto integrante da “bancada” de parlamentares da Casa com residência e base de atuação em Londrina. Os demais são Diego Garcia (Republicanos), Filipe Barros (PL), Luísa Canziani (PSD) e Marco Brasil (PP). A cidade não possuía esse número de representantes no órgão legislativo há mais de 30 anos, desde meados da década de 1980.

“Londrina sempre precisa de bastante representação, porque é um polo do Norte do Paraná”, comentou Hauly em entrevista à FOLHA. Ele disse que, de imediato, buscará agenda com o prefeito Marcelo Belinati (PP) e os outros quatro parlamentares locais para definir “pautas estruturantes” para o município.

Definindo-se como um “soldado das causas do país”, Hauly ainda declarou na tribuna que, embora o Podemos esteja na oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atuará em seu mandato a favor de temas também encampados pelo Palácio do Planalto, principalmente a reforma tributária. Utilizando-se da pauta econômica, ele pregou união entre as diferentes correntes político-ideológicas do Congresso.

“Quero dizer ao povo do Paraná e do Brasil que eu não vim para dividir, eu vim para somar, para construir pontes para o futuro. Nós temos que olhar a necessidade do povo. As nossas brigas ideológicas não levam a lugar algum. Ao contrário, aprofundam a cizânia desse país ferido pelo baixíssimo crescimento econômico, martirizado pela pobreza, por tantas mazelas”, discursou.

Em sua fala, Hauly também reivindicou um processo de reforma política que descentralize a concentração de atribuições do presidente da República como chefe de governo e Estado. “O Brasil tem o pior presidencialismo do mundo, é um presidencialismo que não dá certo”, criticou.

Durante a sessão de posse, o deputado teve discursos de boas-vindas do ex-governador Beto Richa (PSDB) e Pedro Lupion (PP), ambos da bancada federal do Paraná.