Em visita a Londrina nesta sexta-feira (10), o deputado estadual Denian Couto, do Podemos, percorreu a cidade em reuniões políticas para, já de olho nas eleições municipais de 2024, tentar fortalecer os quadros da legenda de centro-direita no município. Ele também esteve na FOLHA e concedeu entrevista em que, entre outros pontos, comentou o projeto local da sigla para os próximos anos.

Imagem ilustrativa da imagem Com fusão ao PSC, PODE busca 2ª maior bancada da Câmara de Londrina
| Foto: Sérgio Ranalli - Editor

Segundo Couto, uma das principais apostas em curto prazo é buscar ampliar de um para três o número de vereadores do partido em Londrina e, com isso, se tornar a segunda maior bancada do Legislativo local, ficando logo atrás do PP, que tem cinco cadeiras.

O possível aumento da representatividade na Casa tem relação com o processo de fusão nacional que está em andamento entre o Podemos e o Partido Social Cristão. O PSC conta com dois parlamentares na Câmara Municipal de Londrina: Giovani Mattos e Santão.

Em sua agenda na cidade, Couto teria encontros com ambos para intermediar a adesão dos vereadores ao Podemos. “A construção do partido em Londrina passa necessariamente pela chegada dos dois vereadores, o que nós dá um peso de bancada”, comentou o deputado estadual.

O único vereador do Podemos em Londrina é Beto Cambará, mais alinhado a pautas do prefeito Marcelo Belinati (PP). Já Mattos e Santão costumam ser mais críticos ao Executivo. Demian Couto prometeu que o trio terá liberdade de atuação em relação à gestão municipal. “Os membros do Podemos são livres para integrarem eventualmente a base do governo, serem independentes, ou oposição.”

Durante a visita à FOLHA, o parlamentar estava acompanhado do advogado André Trindade, que concorreu a prefeito da cidade em 2016. “O Podemos tem a pretensão de ser protagonista também na eleição executiva [em Londrina], numa construção de nomes que possam ser apresentados para disputar a prefeitura, ou de integrar uma chapa majoritária”, projetou Couto.

Reconstrução no Paraná

Com a derrota do ex-senador Alvaro Dias nas eleições de 2022, o Podemos trabalha para se reorganizar no Paraná após ver um de seus representantes de maior peso perder a cadeira que ocupava desde 1999. Além disso, o senador Flávio Arns deixou a sigla para integrar o PSB, da base do PT.

“É claro que é ruim perder um senador, e sobretudo perder o Alvaro, mas eu não acho que a perda dos dois seja a decretação de diminuição do partido”, defendeu Couto. Para 2024, de acordo com ele, a meta é buscar “protagonismo” nos 50 maiores municípios do Paraná, buscando eleger principalmente vereadores.

“Independência” em relação a Ratinho

Em relação ao governo Ratinho Junior (PSD), Denian Couto sustentou que o Podemos tem atuado de forma independente na Assembleia Legislativa. “Eu não acredito muito na política do quintal, que o deputado daquela região trabalha para aquela região, e o outro trabalha para outra região. Entendo que o trabalho do parlamentar tem que funcionar sob duas lógicas: a legislação e a fiscalização.”

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.