Em meio à pandemia do novo coronavírus, cerca de 376 mil londrinenses irão às urnas neste domingo (15) para escolher o prefeito e os vereadores que comandarão, respectivamente, os poderes executivo e legislativo do município a partir de 2021. A recomendação das autoridades sanitárias é que o horário das 7 horas às 10 horas seja preferencialmente utilizado por eleitores com mais de 60 anos, faixa etária considerada dentro do grupo de risco no protocolo de combate à Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Com eleições abertas, mais de 376 mil londrinenses devem ir às urnas
| Foto: Marcos Roman/Grupo Folha

Na urna eletrônica, a primeira etapa é a escolha de um candidato ao cargo de vereador entre os 564 concorrentes que disputam uma vaga nas 19 cadeiras da Câmara Municipal de Londrina. O passo seguinte é selecionar o candidato ao cargo de prefeito entre os dez políticos que concorrem à vaga. Para exercer o direito de votar, todos os cidadãos deverão respeitar as medidas de segurança adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus. O uso de máscara de proteção é obrigatório. E, se possível, cada pessoa deve levar a sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Além disso, é necessário levar um documento oficial com foto: título de eleitor, passaporte, identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) ou de Habilitação (CNH).

Segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 575.377 habitantes, Londrina possui 376.073 cidadãos aptos a exercer o direito de voto. Índice que corresponde a 65,36% dos moradores locais. Neste ano, o processo eleitoral no município contará com 3.932 mesários e 945 colaboradores, num contingente que soma 4.877 pessoas envolvidas.

O casal Célio e Sandra Porto achou tranquilo o início da votação.
O casal Célio e Sandra Porto achou tranquilo o início da votação. | Foto: Roberto Custódio

Um dos primeiros eleitores a comparecer no Colégio Mãe de Deus, localizado no centro da cidade, o taxista Célio Porto, 60 anos, achou tranquilo o início da votação. "Sempre acordo cedo quando tenho que votar. Apesar de estarmos na pandemia, não fiquei com receio pois todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos", afirmou ao lado da esposa Sandra Porto. "A gente percebe que os mesários estão bem treinados para orientar a gente a votar com segurança e rapidez", destacou ela. que é professora. "Tenho 74 anos, mas faço questão de continuar votando pois acho importante a gente exercer esse direito. Apesar da pandemia, tudo tem seguido normalmente", enfatizou o aposentado Aureliano Araújo.

O aposentado Aureliano Araújo foi um dos primeiros a votar no Colégio Mãe de Deus
O aposentado Aureliano Araújo foi um dos primeiros a votar no Colégio Mãe de Deus | Foto: Roberto Custódio

Cerca de 4 mil pessoas devem passar pelo Colégio Mãe de Deus para votar neste domingo (15). "Estamos com uma equipe de 40 pessoas, entre mesários e auxiliares, para atender os eleitores. Todos os protocolos de segurança estão sendo cumpridos, entre eles a disponibilização de álcool gel, distanciamento entre as pessoas na fila e o uso obrigatório de máscaras. Neste início da manhã tudo tem transcorrido com normalidade", salientou o secretário de prédio Marcelo Ferrari.

No Paraná são 20.745 seções eleitorais divididas em 4.887 locais de votação em 399 municípios. O Estado possui 25.712 urnas eletrônicas distribuídas em 186 zonas eleitorais. Esta eleição vai contar com 85 mil mesários e 22 mil colaboradores. São 8.152.710 eleitores que escolherão seus candidatos no Estado entre os 41.792 processos de registro de candidatura.

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2020 AQUI!