A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Londrina nesta terça-feira (19). O prefeito Marcelo Belinati (PP) gravou um vídeo ao lado da pré-candidata e do presidente do PP de Londrina, deputado federal Marco Brasil, comunicando seu apoio.

“O Progressistas de Londrina vai ter candidata a prefeita da nossa cidade. Em 90 anos de história, Londrina nunca teve uma prefeita. E as mulheres são maioria no mundo, no Brasil e em Londrina. São quase 55% da nossa população”, disse Belinati em vídeo gravado após uma reunião do partido. “O PP terá candidata e será a minha candidata.”

Em meio à movimentação política do ano eleitoral, a dúvida era qual seria o nome apoiado por Belinati para o pleito de outubro. Inclusive, outros membros da gestão já haviam anunciado suas pré-candidaturas, como o vice-prefeito João Mendonça (Podemos).

A disputa pelo capital político de Belinati é importante porque ele chegou ao patamar de 73,5% de aprovação em 2023, segundo a pesquisa Instituto Multicultural, FOLHA e Paiquerê 91,7 divulgada em dezembro.

"É uma mulher de fibra, muito competente, séria, trabalhadora, professora por formação, advogada e especialista em Gestão Pública, e, acima de tudo, com muita sensibilidade humana e social para cuidar da cidade e das pessoas", disse o prefeito. "E se a população de Londrina nos der essa honra, com certeza vai ser uma grande administradora."

A avaliação do prefeito é que a secretária pode "continuar o trabalho da nossa administração". Em entrevista à FOLHA em dezembro, Belinati já havia evidenciado a preocupação com o "legado" da sua gestão.

"Londrina sofreu muito ao longo de muitos anos, então quando eu digo que tenho uma responsabilidade, nós vamos ter candidato a prefeito. É alguém que não deixe a peteca cair, que não faça a cidade retroceder. Claro que quem decide é a população, mas vamos sugerir com toda humildade alguém que possa fazer com que a cidade continue vivendo esse momento especial que está vivendo", disse o prefeito à época.

A secretária de Educação disse estar “honrada” com a pré-candidatura ao Executivo.

‘UNANIMIDADE NO PP’

Procurado pela reportagem, Brasil afirmou que Maria Tereza “é unanimidade” no Progressistas e que a “educação hoje em Londrina é referência não só municipal, mas no Brasil".

O deputado lembra que havia outros secretários na disputa, como Felippe Machado, da Saúde, e Marcelo Cortez, da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina). Brasil, também, havia se colocado à disposição da legenda.

"Foi um processo muito democrático, ela foi escolhida por unanimidade. Todos tiveram direito de opinar”, conta o presidente do PP. “Ela é uma entusiasta da boa política e dos bons resultados."

Imagem ilustrativa da imagem Com apoio de Belinati, Maria Tereza é pré-candidata à Prefeitura de Londrina
| Foto: Divulgação