Collor processa presidente do PT
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Agência Estado 
RIO - No estilo bateu, levou com o qual marcou sua administração, o ex-presidente Fernando Collor de Mello entrou com uma queixa-crime na Justiça do Rio de injúria contra o presidente nacional do PT, José Dirceu. Na ação, impetrada pelo advogado José Mauro Couto de Assis, Collor baseia-se nas declarações feitas por Dirceu ao jornal O Globo, publicadas na edição de 2 de fevereiro. Dirceu teria dito que Collor está desmoralizando o Judiciário ao construir uma casa de U$ 5 milhões em Miami.
Em outro trecho da entrevista Dirceu afirma não ter dúvida da origem do dinheiro com o qual ele (Collor) construiu aquela mansão. E diz sobre Collor: Ele assaltou o Brasil e foi para o Exterior. Dirceu encerra a entrevista com uma indagação irônica. De onde vem a renda dele? A Operação Uruguai já venceu. Collor já pagou o que devia?
Se forem aceitos os argumentos de Collor, Dirceu será processado com base no artigo 22 da Lei de Imprensa, que prevê penas de detenção de um mês a um ano. A de Dirceu irritou Collor, que chamou o presidente do PT de lepdóptero e o partido de repartição pública.


