Coligações de prefeitos reeleitos dominam câmaras da região
Casas legislativas de Cambé, Rolândia e Ibiporã têm poucas mulheres eleitas e renovação de, no máximo, metade das cadeiras
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de outubro de 2024
Casas legislativas de Cambé, Rolândia e Ibiporã têm poucas mulheres eleitas e renovação de, no máximo, metade das cadeiras
Pedro Marconi

Pouca representatividade feminina, renovação de, no máximo, 50% das cadeiras e partidos que fazem parte das coligações dos prefeitos reeleitos. Essa é a configuração das câmaras municipais eleitas neste domingo (6) pela população nas três cidades da região metropolitana mais próximas de Londrina: Cambé, Rolândia e Ibiporã.
Os eleitores cambeenses trocaram cinco vereadores. As novidades a partir do ano que vem são André do Carmo (PL), com 2.915 votos; Viviani Valarini (PSD), 1.672; Ellen Afonso (União), 1.338; Pi da Terraplanagem (MDB), 1.275; e Patricia da Farmácia (PL), 1.129. Após passar quatro anos sem nenhuma mulher, a Casa terá três entre 2025 e 2028.
LEIA TAMBÉM: Londrina reelege 57% da Câmara, com dois ‘recordistas’ de votos
Conseguiram mais uma mandato Lucas Mil Grau (PSD), o recordista de votos com 3.281; Ademilson (MDB), 3.080; Dr. Fernando Lima (União), 1.430; Odair Paviani (PL), 1.226; e Gallego (União), 1.214. Todos estavam na coligação do prefeito Conrado Scheller (PSD), ou seja, levando em conta as legendas, o chefe do Executivo municipal não terá oposição.
Lucas Gabriel Rodrigues dos Santos, de 32 anos, que mantém uma conta no Instagram de notícias e demandas enviadas pelos internautas chamada "Cambé Mil Grau", se disse emocionado com a quantidade de votos recebidos. "Nem nos melhores sonhos esperava por isso. Tenho só que agradecer em quem confia e apoia meu trabalho. Atendo muitas pessoas via WhatsApp todos os dias e fiz isso nos quatro anos, buscando resolver o problema delas e usando as redes sociais para divulgar", avaliou.
Reafirmando a parceria com Scheller, que segundo ele, "deu para resolver bastante problema das pessoas e ajudar muita gente", o vereador já adiantou que não pretende disputar a presidência da Câmara.
OPOSIÇÃO TÍMIDA
Rolândia também vai contar com cinco novos vereadores, entre eles o mais votado, Gesiel Araújo (PSD), com 1.415 votos. "Receber essa votação expressiva foi uma honra e, acima de tudo, uma responsabilidade. Isso demonstra que as pessoas acreditam nas propostas que apresentamos e confiam que podemos fazer a diferença. Esse resultado só reforça meu compromisso de continuar lutando por uma cidade mais justa, com mais oportunidades para todos, especialmente no esporte, na juventude e no desenvolvimento econômico", comentou.
Araújo, que tem 26 anos, destacou que se "houver oportunidade e sentir que pode contribuir de forma significativa", avalia concorrer ao cargo de presidente. "Ser presidente é uma posição de grande responsabilidade e acredito que poderia usar essa posição para fortalecer a transparência e garantir que os debates e decisões reflitam as necessidades da população", elencou. "Mas vamos conversar com todos os colegas eleitos para ver o que é melhor para a cidade", ponderou. Gesiel já foi diretor na secretaria municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.
Completam a lista dos novatos João Ardigo (MDB), 1.139; Sabine (PRTB), 1.077; Zé Luis Polvani (PL), 880; e Ronaldo Bifinho (PRTB), 813. Se no pleito passado foram eleitas duas mulheres, agora foi apenas uma. Alcançaram a reeleição Guilherme Spanguemberg (PL), 1.295; Rodrigão (PSD), 1.077; Vilmar Boy (PSD), 1.028; Andrezinho da Farmácia (PRD), 870; e Reginaldo Silva (PRD), 761.
Apenas João Ardigo não estava na chapa do prefeito Ailton Maistro (PL), mas de Alex Santana (MDB), que terminou em segundo lugar, com 6.037 votos (18,60% dos votos válidos).
SEM MULHERES
Ibiporã foi o município, entre os três, com menor indíce de renovação na Câmara. São apenas três novidades, sendo que dois já ocuparam vaga no legislativo no passado. Vão assumir no ano que vem Hugo Furrier (MDB), que teve a maioria dos votos, 1.042; Professor Mohamed (PL), 726; e Professor Abreu (Republicanos), 617.
Se nesta legislatura a cidade tinha uma vereadora, inclusive, a presidente da Casa, Maria Galera (PSD), que não se reelegeu, na próxima serão apenas homens. Seguirão para mais quatro anos Rafael Eik Ferreira (PSD), que teve 1.037 votos; Dieguinho Furgão (PSD), 969; Chimentão (Republicanos), 836; Rafael da Farmácia (PDS), 763; Augusto Semprebon (Solidariedade), 650; Ilseu Zapelini (PSD), 639.
Os nove integraram a coligação do prefeito José Maria Ferreira (PSD), que também não vai ter oposição pela frente quando é assunto é partido político. A FOLHA entrou em contato com o vereador mais votado de Ibiporã, porém, não obteve resposta até a finalização da matéria.

