O vereador reeleito do PT e um dos coordenadores da campanha de Ângelo Vanhoni (PT) à Prefeitura de Curitiba, Natálio Stica, afirmou ontem que a Pesquisa Folha confirma uma situação apontada pelas pesquisas internas do partido. ‘‘Não está fora da realidade. Nossa pesquisa aponta para uma diferença, favorável a nós, entre 5% e 7%, e o que a Pesquisa Folha mostrou nos dá uma certa segurança’’, avaliou.
De acordo com a terceiro e último levantamento da Folha, Vanhoni e o prefeito Cassio Taniguchi (PFL), candidato à reeleição, estão tecnicamente empatados na disputa de votos. O pefelista apareceu com 44,7% das intenções de voto e o petista com 42,7%. A consulta foi realizada com 600 eleitores, na terça-feira, dia 24.
O coordenador da campanha de Cassio, secretário licenciado dos Transportes, Heinz Herwig, contestou o empate. ‘‘Ninguém falava em empate quando eles estavam dois pontos na frente da gente’’, afirmou. Heinz admitiu, porém, que os números da Pesquisa Folha ‘‘estão de acordo’’ com os resultados apresentados por outros institutos de pesquisa durante a última semana de campanha.
Na semana passada, quando a consulta apontou uma virada de Cassio sobre Vanhoni – 48,7% das intenções de votos para o candidato do PFL, contra 42,5% do petista – foram os coordenadores da campanha do PT que atacaram os resultados. Exaltado, o vereador reeleito Jorge Samek, chegou a insinuar que a Pesquisa Folha ‘‘era comprável’’, e afirmou que o jornal estaria fazendo ‘‘picaretagem’’.
O levantamento da Folha publicado ontem apontou que 83,67 % dos eleitores entrevistados não vão mudar de candidato até domingo, e que 10,5% deles podem fazer isso. As coordenações de campanha dos dois candidatos confirmaram que os últimos dois dias de campanha vão ‘‘centrar fogo’’ na busca dos votos desses indecisos. ‘‘Quem conseguir convencer melhor essas pessoas vai vencer a eleição’’, aposta Heinz. ‘‘A eleição vai ser pau a pau e o vitorioso não terá uma vantagem superior a 50 mil votos’’, prevê Stica.

mockup