CNI não teme governo Lula, diz novo diretor
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de outubro de 2002
Ricardo Mignone<BR>Agência Folha 
Brasília O novo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que tomou posse ontem, afirmou que não tem medo de um eventual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo ele, a CNI trabalhará em estreita cooperação com o governo qualquer seja o presidente eleito. ''O Brasil é um país diferente. Não há motivo para imaginar que num governo Lula o país irá para um processo de crise incontrolável'', disse Monteiro Neto.
Ele afirmou que diverge da mensagem do programa do candidato do PSDB, José Serra, que levantou através de depoimento da atriz Regina Duarte o temor de um descontrole da economia caso o candidato do petista vença as eleições. O empresário ressaltou que o país possui uma ''blindagem' institucional e um Congresso Nacional forte que ajudarão a evitar qualquer suposto ato prejudicial do Executivo. Deputado federal pelo PMDB-PE, Monteiro Neto, não escondeu seu voto. Ele disse que votou em Serra no primeiro turno e que repetirá o voto no segundo.
No entanto, o novo presidente da CNI reconheceu um amadurecimento no discurso de Lula. ''Acho que a democracia é isso. Os governos refletem as sociedades. Cabe à sociedade tutelar indicar os caminhos'', disse. Ele atribuiu parte das atuais turbulências no mercado financeiro ao período eleitoral e ressaltou que qualquer que seja o eleito, o novo presidente deverá indicar imediatamente os integrantes de sua equipe econômica e dar maiores detalhes de seu programa de governo para acalmar o mercado.


