CNBB lança cartilha contra corrupção nas eleições
Agência Estado
De São Paulo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai distribuir nos próximos dias uma cartilha com orientações à população sobre como usar a Lei 9.840 para combater a corrupção eleitoral. O objetivo é coibir fraudes como a compra de votos nas eleições municipais em outubro. O eleitor precisa ser o fiscal da eleição, disse ontem o presidente da CNBB, d. Jayme Chemello.
A Comissão de Justiça e Paz da CNBB procurou elaborar a cartilha em linguagem popular, segundo o secretário-geral da entidade, d. Raymundo Damasceno. Deverão ser apresentados modelos de como denunciar eventuais irregularidades.
As leis até existem, mas o povo não sabe usar, observou d. Jayme, informando que a primeira tiragem da cartilha, que deve ser impressa hoje, terá 100 mil exemplares. Segundo ele, mais edições serão lançadas a seguir.





