Cláudio Humberto (De Brasília)
Cláudio Humberto
De Brasília
Cláudio Humberto Rosa e Silva
E-mail: [email protected]
www.claudiohumberto.com.br
CLÁUDIO HUMBERTO
De Brasília
Alguém tem que dizer ao Gargantinha: ou ele governa ou é pastor
A indústria e o comércio do Rio de Janeiro vão adorar.
A defesa civil do governo estadual foi às compras, há dias, para reunir uma grande quantidade de colchonetes, a serem distribuídos aos desabrigados pelo temporal, no interior do Estado.
Os números não foram revelados, mas a compra acabou sendo realizada em São Paulo. Não havia estoque suficiente, no Rio.
Nem preço competitivo.
Quem sabe, sabe
A médium Adelaide Scriptori, da legendária Fundação Cacique Cobra Coral, está em Florianópolis orientando o governador Espiridião Amim, seu fiel discípulo. Dona Adelaide, que não cobra um centavo por seus trabalhos e goza de credibilidade, avisou que as chuvas deste verão seriam violentas e causariam danos imensos aos municípios e Estados agora atingidos. Não se precaveu quem não quis.
Gato escaldado
Sutilmente sondado para os ministérios da Defesa ou da Agricultura, o ex-ministro Celso Lafer já informou aos amigos mais íntimos que sequer cogita da possibilidade de voltar ao governo FHC. Apesar de toda a amizade existente entre eles, o presidente não hesitou despachá-lo, um dia depois de garantir que ele continuaria no cargo.
Lafer não esquece da maldade de FHC, que o fez abandonar seu belo posto de embaixador em Genebra, para demiti-lo poucos meses depois.
Dois por um
Caminha rápida a unificação das Polícias Civil e Militar em São Paulo.
O levante da quase totalidade do Corpo de Bombeiros, exigindo sua desvinculação da PM, hoje desprestigiada e com acusações de violência e corrupção, calou fundo na opinião pública.
Mesmo com o habitual corpo mole do governo Covas, a unificação deverá acontecer e servir (saudável) exemplo para todo o Brasil.
Dona Maria Tereza
A ex-primeira-dama Maria Tereza Goulart poderá ser candidata a vereador, no Rio de Janeiro.
Antibrizolista convicta, ela pode concorrer pelo PTB, que já foi do finado marido, Jango, e hoje é de César Maia.
Saudosos dinossauros
Falta avisar ao pessoal do site do Ministério da Defesa, na Internet, que houve troca de comando na Aeronáutica. O nome do brigadeiro Walter Werner Brauer continua figurando entre os comandantes militares.
Honrosa exceção
Exemplo de competência administrativa quem dá é o jovem prefeito do balneário paulista de São Vicente. Num país onde os prefeitos confundem suas contas bancárias com as das respectivas prefeituras, Márcio França (PSB), está mostrando serviço: reurbanizou a orla marítma, recuperou monumentos históricos, está humanizando os maiores bolsões de pobreza do Estado, lá situados, e desfavelizando os mangues que envergonham a cidade. Infeliz de um país onde um prefeito que cumpre a sua obrigação acaba virando notícia...
País Rico
O Itamaraty, acreditem, mantém um escritório de representação em São Paulo. O balangandã inútil fica no soturno Memorial da América Latina e é comandado por um embaixador de pijama, Renato Prado Guimarães, de notória e escandalosa passagem por nossa embaixada na Austrália.
Febre Pokémon
O surto de febre amarela no Planalto Central já foi batizada de Pokémon.
É uma referência ao lançamento do desenho Pokémon, onde se destaca um boneco amarelo tão detestável quanto horroroso, que as crianças adoram.
Sonhar não é pecado
O governador mato-grossense Dante de Oliveira articula sua candidatura à vice-presidência da República. Em qualquer chapa, por qualquer partido, em qualquer situação. Seu escudeiro é o deputado federal paulista João Herrmann, do PPS de Ciro Gomes.
Dante acha que é ainda um grande referencial histórico da campanha das diretas. E com um grande e invejável caixa, zelosamente administrado pelo mano e empreiteiro Armandinho de Oliveira.
Voltando à cena
Só há uma explicação para a presença de Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, no réveillon dos trapalhões, no Forte de Copacabana, ao lado de FHC.
Como se sabe, 99 foi o pior ano do governo e Franco teve tudo a ver com isso. É o criminoso voltando ao local do crime.
Vai dar briga
O ministro da Integração, Fernando Bezerra, que é do PMDB, não gostou da posição assumida pelo seu correligionário, senador e ex-ministro Renan Calheiros (AL), e vai interpelá-lo nesta segunda.
O ex-ministro percorreu os municípios ribeirinhos, no seu Estado, e concluiu que o projeto de transposição do Rio São Francisco pretendido pelo potiguar Bezerra não interessa a Alagoas. A posição de Renan coincide com a de ACM e a de toda a classe política sergipana.
Camisas venenosas
Fabricantes de material esportivo como a Nike anunciam produtos, como camisetas, que neutralizam o odor da transpiração dos atletas. Mas um laboratório de Hamburgo, na Alemanha, descobriu que eles usam a tributyltina (ou TBT), perigosa substância química que, além de venenosa, provoca alterações hormonais. Seu uso estará proibido na indústria naval a partir de 2006, mas é indiscriminadamente pela indústria têxtil, segundo a agência ANKnet. No Brasil, sequer é regulamentado.
O PODER SEM PUDOR
Lágrimas em vão
Cantídio Guerreiro era presidente da Funai e estava visivelmente abatido quando os jornalistas chegaram para a coletiva que convocara:
- Estou aqui para dar uma triste notícia: o lamentável assassinato do cacique xavante Celestino - disse, com lágrimas nos olhos.
- Ele já foi enterrado? - perguntou um repórter.
- O senhor foi ao enterro? - indagou outro.
O presidente da Funai começou a dar detalhes do crime horrendo, contra a humanidade, mas contou que não foi ao enterro porque os xavantes não permitiram a entrada de brancos na reserva.
E encerrou a coletiva, desolado.
No dia seguinte, sua assessoria de imprensa convocou os repórteres novamente. Foi tudo um engano, Celestino estava vivo. Cantídio viajou de fininho para São Paulo, onde ficou recluso e envergonhado.
Cláudio Humberto Rosa e Silva
E-mail: [email protected]
www.claudiohumberto.com.br





