Cláudio Humberto (De Brasília)
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de janeiro de 2000
Ele continua não tendo residência fixa. Se sair, vai embora
(Rauliete Gomes, da Associação das Vítimas do Palace, após o depoimento de Sérgio Demolidor Naya à Justiça no Rio)
Assalto cinematográfico
Um assalto no Rio de Janeiro, mês passado, realizado com organização e ousadia inéditos, permanece sob estranho segredo.
Quinze homens fortemente armados, renderam a família do empresário Francisco Araújo Lima, do setor de TV a cabo, num prédio da Rua Baronesa de Pocomé, na Fonte da Saudade, Lagoa Rodrigo de Freitas.
Parte do grupo pulou o muro que separa um matagal do edifício (onde morou Walter Clark) e os demais entraram pela frente, em caminhões de mudança. Limparam tudo - móveis, equipamentos, jóias etc.
É o que os cariocas chamam de segurança a passos de garotinho.
Passageiro Vip
Bocas de Matilde andam comentando que o empresário Eliezer Batista, amigão de FHC, anda viajando muito na maionese. Também pudera: ele está sempre com a mala (Vuitton, Vuitton...) do primeiro-filho e parceiro de negócios, e tem um avião na família, a bela nora Luma de Oliveira. Que depois de reembolsar a Playboy pelo prejuízo de não posar pelada, a pedido do maridão, está na revista Vip despida de cozinheira erótica, simulando, entre outras coisas, um xixi em pé numa panela.
All you need is love
Os Beatles, quem diria, junto com Fidel Castro e Adolf Hitler estão na lista das celebridades mais importantes do século, numa pesquisa publicada pelo jornal oficial cunano Granma. A música alienada e provocativa da banda foi proibida após a revolução, e os critérios da escolha não foram divulgados pelo jornal.
Lênin, Guevara e Winston Churchill, um líder proveniente da burguesia européia, também foram lembrados.
Bug no Banco Cidade
A corretora do Banco Cidade (www.nettrade.com.br), que compra e vende ações pela Internet, colocou no ar, nesta sexta, três notícias ocorridas há exatamente um ano, que até poderiam ter levado clientes desavisados a algum desinvestimento: Bradies em queda com moratória de MG, Moratória não compromete C-Bonds e Chase compra Banco Patrimônio. A corretora jogou a culpa para a Agência Estado, que fornece as notícias.
Agora vai
O deputado Ricardo Noronha (PMDB-DF), da CPI do Narcotráfico, garantiu que tem base suficiente para requerer a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos advogados Dório Antunes e sua irmã Solange Resende, ex-assessora do ministro da Defesa.
O STF havia indeferido o pedido anterior exatamente porque não viu fundamentos para a concessão, mas o deputado afirma que desta vez vai, em face do explosivo material que obteve.
Lorota de líder
A nova líder do bloco de oposição no Senado, Heloísa Helena (PT-AL), fala mal de ACM e diz que nunca dirigiu a palavra a ele.
Mas o balalaô baiano nunca esquece, e até guarda com carinho, a foto que fez a pedido de Heloísa junto à bancada feminina no Senado, no dia da posse dos novos senadores, há um ano.
Frio como gelo
O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, acompanhou FHC na visita ao Sul de Minas só para exibir solidariedade.
Não reagiu assim no caso da morte de Rafael, de 7 anos, que teve o corpo estraçalhado por três cães na chácara de sua propriedade, no Lago Sul de Brasília, às vésperas do Natal. Não foi capaz sequer de um gesto de conforto à família paupérrima do menino.
O PC de Covas
Goro Hama, o PC (Predileto Colaborador) de Mário Covas, está outra vez com seus bens indisponíveis, sob nova suspeita de corrupção.
Mais conhecido no submundo do lobby como Goro Grana, ele é secretário de Habitação, tesoureiro e o mais influente assessor daquele que governa São Paulo com pose de santo e prática de demônio.
Caminhos do Brasil
A concessionária NovaDutra está sendo investigada pelo Ministério dos Transportes e corre o risco de pagar R$ 380 mil de multa diária devido à interdição da rodovia Presidente Dutra por causa da chuva. A multa está prevista no contrato de privatização, assim como os contribuintes prejudicados podem recorrer à Justiça. Enquanto isso, no site da empresa, a vida continua rodando, como se nada tivesse acontecido.
De outro planeta
O jornal inglês The Independent não aliviou o perfil do técnico do Vasco, Antônio Lopes. Lembrando que ele era um antigo chefe de Polícia, a matéria diz que o técnico lembra ligeiramente um ET e que o fato de permanecer tanto tempo no cargo, no caótico futebol brasileiro, só comprova que Lopes realmente é um alienígena.
Dengue mineira
Depois dos boatos de que teria sofrido um enfarte, o chefe da Casa Civil de Minas, Henrique Hargreaves, reapareceu no batalhão de Polícia em Pouso Alegre, sede provisória do governo, dizendo que teve uma crise alérgica. Teria sido um singelo mosquito, a ocorrência hospitalar.
Foi um tal de itamareadis egypt.
Cruz de lata
O primeiro grande bug do ano 2000 no setor de planos de saúde responde pelo nome de Golden Cross. Dois anos depois de assumir a gestão da empresa, a seguradora americana Cigma está passando adiante o mico da problemática família Afonso.
A Cigma bem que tentou tirar o bode da sala oferecendo a Golden para outras congêneres nacionais de grande parte, mas ninguém topou.
Badulaque
Essa idéia do ministro da Justiça, José Carlos Dias, de utilizar pulseiras eletrônicas para controlar bandidos em liberdade vigiada, está causando o maior alvoroço entre alguns famosos brasileiros.
Certas excelências já exigem que as suas venham com o nome gravado.
O PODER SEM PUDOR
Tudo sobe
Uma comissão e moradoras, liderada por insistentes carolas de uma paróquia, insistiu para se reunir com o prefeito de Juazeiro do Norte (CE), Mozart Cardoso de Alencar.
Quando finalmente recebeu o grupo, Mozart descobriu o que as senhoras estavam ali para protestar contra os aumentos no preço da carne. Como ele nada tinha com o assunto, desabafou impaciente:
- É óbvio que o preço da carne tá subindo, porque tudo está subindo: sobe a minissaia, sobe foguete, sobe astronauta, sobe elevador. Tudo sobe... aliás, só não sobe mesmo é a batina do padre. E sabem por quê? Porque eles nem usam mais aquele troço...
E encerrou a reunião.
