‘‘É de paz!’’
(Exclamação de ACM quando o governador Mário Covas o atendeu ao telefone)

O esquema Covas
O Ministério Público Federal cuida com carinho uma denúncia cabeluda sobre um espantoso esquema de maracutaias na Telesp, antes de a empresa ser privatizada, em 1998. Na época, o presidente era o tucano Sampaio Dória, eleito deputado sem sequer levantar da cadeira, apoiado em milionário esquema de publicidade organizado pela agência de Agnelo Pacheco, que operava sob a orientação do famoso Gilberto Mansur. O esquema favorecia a Tejofran, do português Antônio Dias Felipe, compadre de Mário Covas e padrinho do rápido piloto ‘‘Zuzinha’’.

Sedução tucana
Nesta segunda, o ministro da Saúde, José Serra, levará dinheiro ao prefeito de Sobral (CE), Cid Gomes.
O prefeito é irmão de Ciro Gomes e seu principal cabo eleitoral.
Serra, que não tem voto, sonha com uma dobradinha improvável: ele e o presidenciável do PPS. Com Ciro de vice, naturalmente.

Quem diria, fariseu
Os moradores do elegante Edifício Flor de Lyz, na Rua Peixoto Gomide, no rico bairro dos Jardins, em São Paulo, prepararam a destituição do síndico. Há vários meses ele não aparece, mas trocou a administradora do condomínio sem maiores explicações e majorou a taxa mensal para mais de R$ 1 mil, sendo isento de pagá-la. Não bastasse, trata a ferro e fogo os empregados mais humildes que, de tempos em tempos, demandam o condomínio na Justiça do Trabalho. Trata-se de Gasthone Righi, o legendário ex-deputado cassado, presidente do PTB paulista...

Dois séculos
A visita do ex-governador Miguel Arraes ao presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho, neste domingo, vai juntar quase dois séculos de experiência e luta política.
Barbosa, aos 103, e Arraes, aos 84, são exemplos de que a luta anima a alma e retempera o corpo.

CPI do Fundef
O deputado Wellington Dias (PT-PI) está perto de conseguir o número necessário de assinaturas para instituir, na Câmara, a CPI do Fundef, para apurar a roubalheira de prefeitos em vários Estados.
No Ceará, nesta terça, o Ministério Público vai pedir o afastamento de 21 prefeitos, acusados de embolsar recursos desse Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental.

Um é pouco
Desta vez ele exagerou. O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Enrique Iglesias, em sua última viagem ao Brasil, não desembarcou acompanhado de apenas um, mas de dois corpulentos assessores – digamos assim – bem diretos. Diretíssimos. Colados.

Brizolista de sorte
O ministro José Serra já foi mais forte no arraial tucano. José Carlos Dias, seu colega da Justiça, emplacou em uma vaga de ministro civil do Superior Tribunal Militar, o ex-deputado federal Flávio Bierrembach, um brizolista derrotado em São Paulo e processado por Serra depois de tê-lo chamado de corrupto em um programa eleitoral gratuito.
FHC, cuja relação com o ministro da Saúde desafia a psicanálise, assinou a indicação a bordo de sonoras gargalhadas.

Para que falar difícil?
O presidente da OAB nacional, Reginaldo de Castro, está preocupado com a linguagem falada dentro do Judiciário, inacessível ao cidadão comum, que, segundo ele, sai das sessões dos tribunais superiores sem entender o voto proferido pelo magistrado, ‘‘o que, muitas vezes, acontece com os próprios advogados’’. E pergunta:
- Qual a necessidade em fazer com que uma determinada decisão judicial seja incompreensível e inacessível?

Pensando bem...
...de que são feitas as estradas brasileiras? A maioria parece pavimentada com biscoito.

Armas engatilhadas
Continuam soltos e ameaçadores os cães assassinos da ex-mulher do ministro Pimenta da Veiga, que mataram e estraçalharam o corpo do menino Rafael, de apenas 7 anos, em Brasília, apesar da lei distrital 1962, de 1998, de autoria da deputada Lúcia Carvalho (PT), que determina a apreensão dos cães que ‘‘tenham mordido alguém ou tenham provocado lesões a terceiros’’.

Fotos reveladoras
Apesar da dramática situação dos flagelados no Sul de Minas, alguns dos assessores do governador Itamar Franco encontraram ânimo para alegres confraternizações em Pouso Alegre e Itajubá.
Esta coluna teve acesso a um dossiê fotográfico mostrando assessores como o supersecretário Henrique Hargreaves (um pouco antes do seu mal-estar) em situação – digamos – muito afetuosa.
Diante do casal, os copos denunciam um clima incompatível com a dor e o sofrimento causados pelo temporal que castigou a região.

Questão social?
A senadora Heloísa Helena (PT-AL), líder do bloco das oposições no Senado, tem uma visão realista da pretendida proibição de armas.
Ela acha que é preciso aparelhar as Polícias e lembra que um pouco mais de 1% da população anda armada. Para Heloísa, que é favorável à restrição das armas, a violência é fruto da injustiça social, o que de certa forma coincide com a opinião do ex-presidente da Taurus, Antônio Marcos Moraes Barros: para ele, quem mata é a impunidade.

Temor na Embrapa
Técnicos da Embrapa estão preocupados com a sorte daquele importante centro de pesquisas. Seu atual presidente, Alberto Duque Portugal, profissional de sobrevivência política, dirigiu a Epamig na gestão de Newton Cardoso no governo de Minas, e é acusado de praticamente exterminar a empresa que era considerada modelar, na área de pesquisa e extensão. Aliou-se depois a Itamar Franco, pelas mãos de Mauro Durante, mas não hesitou em afastar-se do grupo para garantir o emprego na Embrapa. Seus métodos na Epamig estão sendo reproduzidos na Embrapa, daí o temor dos funcionários.

O PODER SEM PUDOR

Abacaxi recusado
O presidente José Sarney vivia mais uma crise no seu governo e já não sabia o que fazer para nomear um novo ministro da Saúde.
Chamou Adib Jatene para substituir Borges da Silveira e ele não aceitou. Recorreu a Vicente Amato, que também recusou. Pediu então a Seigo Tzuzuki que pelamordedeus aceitasse. Foi atendido, finalmente.
Conta a lenda, difundida pelos funcionários permanentes do Palácio do Planalto, que o anúncio do novo ministro foi recebido com alívio por um bem-humorado enfermeiro do serviço médico da Presidência:
- Até que enfim alguém aceitou. Estava vendo a hora sobrar pra mim...

mockup