São Paulo – Para o presidenciável do PPS, Ciro Gomes, que disse que irá acabar com o sistema de metas de inflação, a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso é a culpada pela crise energética e pela falta de aumento salarial.
‘‘Inflação controlada é uma coisa, metas de inflação é a pior de todas as dez formas de manter a inflação controlada. Significa dizer ‘aguente o risco’, ao custo de deixar faltar energia e o trabalhador sem reajuste. Vamos falar sério’’, disse Ciro, em entrevista para a rádio CBN.
A solução para sair da ‘‘armadilha’, segundo Ciro, é fazer uma reforma tributária que ‘‘desloque para o consumo das classes altas a tarefa de pagar imposto’’, criar um sistema de previdência social que tire ‘‘da folha de pagamento e vá passando gradualmente para o faturamento líquido das empresas’’ a contribuição previdenciária, por exemplo.

mockup