Ciro Gomes: encontro agendado com Itamar Franco no RioO ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB) vai passar o fim de semana em Sobral, a 220 quilômetros de Fortaleza, conversando com os irmãos, Cid, prefeito da cidade, e Ivo, sobre sua possível candidatura à Presidência da República. Ao encerrar o congresso regional de contabilidade promovido pela Universidade Vale do Acarau (UVA), ontem, Ciro reafirmou sua candidatura a uma platéia de cerca de 300 pessoas. ‘‘Estou aguardando uma resposta; vim para minha terra refletir com meus familiares e amigos sobre essa possibilidade’’, afirmou.
Antes de viajar para Sobral, Ciro Gomes confirmou que se reunirá segunda-feira, no Rio, com o ex-presidente Itamar Franco. ‘‘Acertamos esse encontro hoje por telefone, quando, seguramente, conversaremos sobre o processo sucessório’’, afirmou. Segundo o ex-ministro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence ‘‘poderia reunir o esforço para a formação de uma frente de centro-esquerda’’, ocupando a posição de vice na chapa em que ele, Ciro Gomes, encabeçaria. ‘‘Nós estamos no mesmo caminho, só que a minha posição é mais confortável que a dele’’, considerou. ‘‘O ministro Sepúlveda tem problemas mais graves do que eu; ele é do STF e, por consequência, terá de se filiar a um partido até 3 de outubro’’, declarou. ‘‘Ele, por causa disso, ficaria automaticamente obrigado a renunciar de suas funções no STF.’’
O ex-ministro da Fazenda vai descansar no Sítio Palestina do Norte, que pertence à família, localizado na Serra da Meruoca, a 18 quilômetros de Sobral. O retorno de Ciro Gomes para Fortaleza está previsto para domingo à tarde.

mockup