Curitiba - A delegacia de Guarapuava abriu um termo circunstanciado para ouvir o vereador João Mendes e o funcionário público Juarez Campos. Apenas Campos prestou esclarecimentos e acusou o parlamentar de agressão. Mendes está em viagem e ainda não apresentou sua versão. Mas o assessor dele, Leandro Kaminski, confirma a agressão. ''O vereador só pediu um ofício para que o presidente apresentasse a prestação de contas e o assessor se irritou e disse que não ia dar. Daí o vereador partiu para cima. Mas eles trocaram socos. O Juarez (Campos) não foi agredido calado'', contou o assessor.
Apesar de toda confusão, tudo indica que Mendes não vai assumir a prefeitura. O regimento interno da Câmara Municipal prevê a homologação do próximo vereador na Mesa Executiva, que seria o primeiro secretário Luiz Arthur Pereira. Ontem mesmo, ele recebeu a confirmação do governo do Estado de licença por dez dias do cargo que exerce como chefe da 6 Ciretran, órgão municipal vinculado ao Departamento de Trânsito (Detran-PR). ''Acho que a briga foi uma estupidez. A lei é clara. Quem assume o cargo sou eu'', afirmou ontem, em entrevista à Folha. Na ausência do vereador Pereira na Ciretran, o funcionário Marcos José Haçul ficará como interino na direção do órgão.
Para o vereador João Farah, que chegou a ser apontado como o sucessor pelo critério da idade (ele é o mais velho, tem 60 anos), a decisão de empossar Pereira na ausência do prefeito é a mais sábia. ''A Mesa Executiva tem prioridade. Sabemos disto. O ano é político e por isto toda essa situação de alarde. O justo é que o Luiz Arthur (Pereira) assuma'', declarou.(L.P)

mockup