CGU critica relatório do Bird
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Agência Estado 
São Paulo - A Controladoria-Geral da União (CGU) contestou ontem duramente o resultado do relatório divulgado na terça-feira pelo Banco Mundial, o Bird, que apontou uma piora no controle da corrupção no Brasil. Em nota, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, atacou a credibilidade do estudo e classificou como ''ridículo'' o fato de tal avaliação ter sido feita com base nos critérios que foram adotados pela instituição.
''É simplesmente ridículo afirmar, com base nesse tipo de indicador, que o controle da corrupção piorou no Brasil'', afirmou o ministro, ressaltando que o índice utilizado pelo Banco Mundial não mede a corrupção, mas ''apenas percepções sobre os fatos que são revelados'' sobre o assunto. ''E isso tem realmente aumentado no Brasil a partir do momento em que se passou a investigar e revelar a corrupção que sempre existiu.''
O relatório do Bird concluiu que houve piora do controle da corrupção ao apontar que o Brasil atingiu um índice de 47,1 em uma escala de 0 a 100, revertendo a tendência de queda que se manifestava desde o ano 2000.


