Centenário de emancipação política serviu de inspiração
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de junho de 2001
De Curitiba 
O Centro Cívico foi inaugurado em 1953 durante o centenário de emancipação política do Paraná. Seu projeto era tão revolucionário para a época que, sete anos mais tarde, com a inauguração de Brasília, uma praça semelhante, batizada de Três Poderes, foi criada para reunir num só lugar as sedes do Judiciário, Legislativo e Executivo do País.
Para a ira de arquitetos e engenheiros, o Centro Cívico não é mais o mesmo. As modificações começaram logo depois da remoção do acampamento de trabalhadores sem-terra defronte ao Palácio Iguaçu. Em novembro de 1999 os manifestantes ocuparam o local e ficaram por quase meio ano em barracas de lona. Com a disposição de evitar novos protestos, governo e Prefeitura cercaram todo o Centro Cívico e transformaram a área num estacionamento de veículos.
As alterações devem continuar, mas isso depende do dinheiro que o governo tiver disponível para construir dois prédios, avaliados em R$ 19 milhões, que vão abrigar o Poder Judiciário de Curitiba. Os edifícios ficarão na Rua Mário de Barros.
A obra mais aguardada é o Fórum de Justiça, que teve a construção paralisada em 1991 por suspeitas de falhas na estrutura de concreto. Dos 12 andares que cada um dos dois blocos possui, apenas quatro permanecerão. Caso o Fórum de Justiça for concluído, o Centro Cívico voltaria a ter parte de sua concepção original resgatada. Pelo projeto do paisagista Burle Marx, o edifício não deveria ter mais do que quatro andares. O objetivo era criar um impacto visual para enaltecer a imponência do Palácio Iguaçu.(D.V.)


