Cem municípios podem sofrer intervenção no PR
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Sandra Mara Mendes Especial para a Folha 
Mais de 100 municípios do Estado correm o risco de sofrer intervenção por causa de precatórios (dívidas trabalhistas) não quitados. O alerta é da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), que pretende iniciar um movimento para unir as prefeituras com o mesmo problema e evitar a punição.
Somente em três municípios do Sudoeste, as dívidas com os precatórios chegam a R$ 2,4 milhões. Ontem, os prefeitos de São Jorge do Oeste, Clevelândia e Três Barras do Iguaçu se reuniram para articular o início do movimento. Eles propõem o parcelamento dos débitos em até 20 anos. É a única forma de cumprir a lei e pagar as dívidas geradas por descaso ou descuido dos prefeitos anteriores, garante o prefeito de São Jorge do Oeste, Luis Corti (PMDB). O município foi condenado pelo Tribunal de Justiça a pagar R$ 1 milhão em ações trabalhistas já vencidas.
Segundo ele, o presidente do Tribunal de Justiça, Henrique Leinz Cesar, deu prazo até o dia 15 de setembro para o prefeito apresentar o comprovante do pagamento dos precatórios.
Segunda-feira, os prefeitos se reúnem com o presidente da Assembléia Legislativa, Aníbal Khury (PFL) e deputados do Sudoeste e Oeste para planejar uma mobilização no dia 15 de setembro.O movimento é a única forma de evitar a catástrofe em nossos municípios, apelou.


