CEI vai apurar gastos da Fundação Cultural
Outra investida da Câmara de Ibiporã contra o Executivo municipal foi a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) que vai apurar supostas irregularidades na Fundação Cultural da cidade e nas secretarias municipais de Cultura e de Planejamento. A instauração da CEI passou na sessão de anteontem à noite por cinco votos a quatro.
Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Antonio Carlos Cobo Pires (PDT), integrante da CEI, a Casa recebeu denúncia de um cidadão que pedia providências por supostas irregularidades na documentação da Fundação. O parlamentar preferiu não entrar em detalhes sobre quais seriam, mas reforçou que, a partir da denúncia do eleitor, foram feitos pedidos de informação ao órgão nos quais teriam constado ''situações a serem apuradas''.
''Constatamos notas fiscais de restaurantes de Maringá e de Londrina, inclusive de um restaurante português de Maringá, além de algumas dessas notas ou não terem empenho, ou o empenho ter sido feito posteriormente à emissão das notas'', afirmou o pedetista. Segundo ele, como a Fundação é gerenciada pelas duas secretarias, os trabalhos da CEI serão estendidos também às duas pastas.
O prefeito José Maria Ferreira (PMDB) atribuiu a aprovação da comissão a uma suposta tentativa de ''desgaste político'' contra ele. ''Sempre vai ser cinco a quatro em plenário (contra si)'', reagiu. De acordo com o peemedebista, não há irregularidades na Fundação.
''A Prefeitura tem um Controle Interno que não identificou nenhuma irregularidade; se houver algo, não deve passar de problema formal'', resumiu.
A CEI tem prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para conclusão dos trabalhos. (J.G.)





