CEI geral cobra solução para o aterro sanitário
Integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores que apura supostas irregularidades nas administração direta e indireta visitaram ontem de manhã o aterro sanitário, na zona leste. Espantados com a situação no local a vida útil do lixão está praticamente esgotadas eles decidiram convocar para prestar depoimento, no dia 20, representantes da Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Vigilância Sanitária.
É um local deteriorado e a situação está bastante crítica, afirmou o presidente da CEI geral, Célio Guergoletto (PMDB). Ele disse que pretende enviar um ofício à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente solicitando a interdição imediata do lixão. Também visitaram o aterro sanitário os vereadores Tercílio Turini (PSDB) e Sidney de Souza (PTB). A transferência do lixão vem se arrastando há anos e a última providência tomada pela prefeitura foi abrir uma nova lagoa de chorume já que a outra já estava com a capacidade esgotada.
A CEI quer saber ainda se o valor pago à Vega Ambiental para recolher o lixo na área urbana é justo. Segundo Guergoletto, a Companhia Municipal de Urbanização (Comurb) paga R$ 57,00 por tonelada de lixo diariamente são recolhidos 350 toneladas. Vamos pedir à Comurb a planilha de cálculos, disse.
Até ontem a noite o prefeito afastado de Londrina, Antonio Belinati (PFL) não havia sido notificado da continuidade dos trabalhos da decisão da Comissão Processante (CP) que investiga irregularidade na venda das ações da Sercomtel. O prefeito também seria notificado sobre o depoimento marcado para o dia 26, às 10 horas, para que ele se defenda das acusações. Além da Sercomtel, a CP investiga a contratação de show artístico e a compra excessiva de marmitex.
Ontem de manhã, uma servidora do Legislativo chegou a notificar Belinati, na chácara da família, sobre a troca de membros da CP Valdemir Araújo (PMN) entrou no lugar de Flávio Vedoato (PL). À tarde, ela voltou ao local e não mais encontrou o prefeito. O presidente da CP, Salvador Francisco, não acredita que encontrará dificuldades para notificar Belinati. (L.O. e L.H.)





