✓ Anu­lar o pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio ven­ci­do pe­las em­pre­sas ope­ra­do­ras Gran­de Lon­dri­na e Via­ção Fran­co­vig no pra­zo de 30 ­dias, per­mi­tin­do o fun­cio­na­men­to em con­di­ções emer­gen­ciais des­de que não pre­ju­di­que o sis­te­ma de trans­por­te co­le­ti­vo.
✓ Al­ter­na­ti­va­men­te ce­le­brar ter­mo de ajus­ta­men­to de con­du­ta en­tre a ­CMTU e as ope­ra­do­ras pa­ra a rea­de­qua­ção dos con­tra­tos de ou­tor­ga.
✓ Es­ti­pu­lar um no­vo pa­pel ad­mi­nis­tra­ti­vo-po­lí­ti­co da ­CMTU, no pra­zo de 90 ­dias, com ­maior efi­ciên­cia, po­der fis­ca­li­za­tó­rio e re­gu­la­dor do sis­te­ma.
✓ Aber­tu­ra no pra­zo de 90 ­dias de pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio (com di­vul­ga­ção na­cio­nal), pa­ra li­nha/ro­ta de to­dos os ser­vi­ços de trans­por­te co­le­ti­vo.
✓ As­su­mir (a ­CMTU) no pra­zo de 60 ­dias o con­tro­le e ge­ren­cia­men­to da ven­da e ar­re­ca­da­ção dos va­lo­res (ta­ri­fas) do car­tão-trans­por­te em to­das ­suas mo­da­li­da­des.
✓ ­Criar no pra­zo de 30 ­dias uma equi­pe téc­ni­ca mul­ti­dis­ci­pli­nar, per­ma­nen­te e ex­clu­si­va (com res­pon­sa­bi­li­da­de téc­ni­ca so­bre a ela­bo­ra­ção da pla­ni­lha).
✓ Não ma­jo­rar a ta­ri­fa mu­ni­ci­pal do trans­por­te co­le­ti­vo ur­ba­no.
✓ En­viar no pra­zo de 30 ­dias pro­je­to de lei à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal re­vo­gan­do os be­ne­fí­cios con­ce­di­dos pe­las ­leis Mu­ni­ci­pais que be­ne­fi­cia­ram di­re­ta­men­te as ope­ra­do­ras.
✓ ­Criar gru­po de es­tu­do pa­ra que no pra­zo de 90 ­dias se­ja re­vis­ta a Lei Mu­ni­ci­pal no 10.450/2008, que re­du­ziu dras­ti­ca­men­te os be­ne­fí­cios dos usuá­rios de pas­se li­vre e ­meia pas­sa­gem, e ela­bo­rar pro­pos­ta de cria­ção do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal dos Usuá­rios do Trans­por­te Co­le­ti­vo.
✓ Im­plan­tar (a ­CMTU) no pra­zo de 60 ­dias ‘‘car­tão be­ne­fí­cio ­eletrônico’’ pa­ra usuá­rios de pas­se li­vre e ­meia pas­sa­gem.
✓ Apli­ca­ção (a ­CMTU) ime­dia­ta do ­item da ta­be­la da GEI­POT (ins­ti­tui­ção es­ta­tal de pes­qui­sa e pla­ne­ja­men­to, vin­cu­la­da ao Mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes) na pla­ni­lha de com­po­si­ção da ta­ri­fa.
✓ Re­ver­ter pa­ra o pa­tri­mô­nio da ­CMTU apro­xi­ma­da­men­te 100 ôni­bus da fro­ta.
✓ Ree­la­bo­ra­ção do cál­cu­lo no pra­zo de 90 ­dias por equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar da ta­xa de re­mu­ne­ra­ção de ca­pi­tal de 12% ao ano.
✓ Pro­po­si­ção no pra­zo de 90 ­dias de au­di­to­ria con­tá­bil pa­ra sub­si­diar ­ações ju­di­ciais pa­ra a com­pen­sa­ção ou de­vo­lu­ção das di­fe­ren­ças dos va­lo­res.
✓ Im­plan­tar con­tro­le ri­go­ro­so no pra­zo de 180 ­dias so­bre os ­bens com pos­si­bi­li­da­de de re­ver­são ao mu­ni­cí­pio.
✓ Im­pe­dir no pra­zo 90 ­dias o trá­fe­go de veí­cu­los de trans­por­te in­di­vi­dual, nas ­ruas Ser­gi­pe, Ben­ja­mim Cons­tant, Pro­fes­sor ­João Can­di­do nos ho­rá­rios de ­maior flu­xo de ôni­bus.*
✓ Pro­vi­den­ciar no pra­zo de 60 ­dias a pin­tu­ra de fai­xas ex­clu­si­vas pa­ra ôni­bus nas ­vias de aces­so ao ter­mi­nal cen­tral.
✓ Pro­vi­den­ciar no pra­zo de 15 ­dias la­cre nu­me­ra­do e in­vio­lá­vel nas ca­tra­cas dos ôni­bus.
✓ En­viar có­pia des­te re­la­tó­rio ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Tra­ba­lho, à Po­lí­cia Fe­de­ral, ao De­le­ga­do da Re­cei­ta Fe­de­ral de Lon­dri­na e ao De­par­ta­men­to de Fis­ca­li­za­ção do Ban­co Cen­tral do Bra­sil (DF), pa­ra que to­mem as pro­vi­dên­cias ca­bí­veis no que se re­fe­re à su­pos­ta atua­ção do SINT­TROL e as­so­cia­ções de re­la­cio­na­men­to a es­ta ins­ti­tui­ção sin­di­cal e ­seus di­re­to­res.*
✓ En­viar ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Es­ta­do do Pa­ra­ná có­pia des­te re­la­tó­rio, pa­ra que to­me as pro­vi­dên­cias cí­veis e cri­mi­nais ca­bí­veis so­bre­tu­do aná­li­se de even­tual ofe­re­ci­men­to de de­nún­cia con­tra Wil­son Ma­ria Sel­la e Mau­ro Ya­ma­mo­to nos cri­mes pre­vis­tos nas ­Leis de Im­pro­bi­da­de Ad­mi­nis­tra­ti­va e Lei de Li­ci­ta­ções.*
✓ En­viar có­pia des­te re­la­tó­rio ao Ex­ce­len­tís­si­mo Se­nhor Pre­fei­to Mu­ni­ci­pal Ho­me­ro Bar­bo­sa Ne­to, ao Pro­cu­ra­dor Ge­ral do Mu­ni­cí­pio e ao Di­re­tor-Pre­si­den­te da ­CMTU, pa­ra to­mar as pro­vi­dên­cias ca­bí­veis de­ter­mi­na­das ou jus­ti­fi­car o não cum­pri­men­to no pra­zo im­pror­ro­gá­vel de 15 ­dias ­após o pro­to­co­lo des­te.*
✓ En­viar có­pia do re­la­tó­rio à Pro­mo­to­ria de De­fe­sa do Con­su­mi­dor, ao Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do do Pa­ra­ná, aos ve­rea­do­res, às em­pre­sas ope­ra­do­ras e en­ti­da­des ci­vis or­ga­ni­za­das.
* Ainda não haviam sido votadas até o fechamento desta edição.

mockup