Caso minou fama de Badan Palhares
Correio Popular
e Da Redação
A legenda que envolvia o nome do médico legista, Fortunato Badan Palhares desde os anos 80, quando ele se tornou famoso pela utilização de métodos científicos na medicina legal, começou a cair publicamente em 96. O laudo produzido por ele justificava a tese de homicídio seguido de suicídio defendida pela polícia de Maceió, onde foram encontrados os corpos de Paulo Cesar Farias, o PC, e de sua namorada Suzana Marcolino. O médico deve depor à Comissão Parlamentar de Inquérito do Narcotráfico na próxima quarta-feira, em Brasília. O depoimento foi transferido porque Palhares teve problemas de saúde esta semana.
Nesta semana, deputados que integram a comissão acusaram o médico de vender laudos. Depois de inúmeras contestações, o próprio Instituto de Medicina Legal (IML) da Unicamp, onde Badan trabalha e onde fez sua carreira, provou que o laudo emitido por ele estava errado. Conforme a Folha noticiou com exclusividade em maio deste ano, Suzana não poderia ter matado PC e se suicidado nas condições em que os corpos foram encontrados e a partir da análise da trajetória das balas. Ela media pelo menos seis centímetros menos do que afirmava o laudo.
Colocado sob dúvida, a atuação do legista que parecia acima de qualquer suspeita começou a ser investigada em vários outros episódios. Na sessão da CPI de terça-feira passada, Badan foi duramente acusado pelo deputado Pompeo de Matos (PDT-RS). Há inúmeras denúncias de omissão do legista em casos de tortura e venda de laudos forjados.
Não temos dúvidas que o doutor Badan não é da quadrilha, mas se presta a vender laudos a pedido deste grupo, afirmou o deputado. A acusação mais grave é a de que ele forjou, a serviço da polícia, laudos para inocentar policiais torturadores.
Na quarta-feira, o diretor do Instituto Médico Legal da Unicamp Ricardo Figueiredo Molina disse à CPI que mantém uma pendência jurídica com Badan desde que assumiu a direção do instituto. Molina afirma que Badan tirou das dependências da Unicamp um microscópio avaliado em dezenas de milhares de dólares e o utiliza em sua clínica particular.





