Casal desembarca, pontualmente, às 19h30
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Agência Estado Brasília 
O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e a primeira-dama, Hillary, chegaram no Air Force One ao Aeroporto Internacional de Brasília, pontualmente, às 19h30, como havia sido programado pelo cerimonial. O casal foi recepcionado pelo embaixador americano em Brasília, Melvin Levitsky, e pelo chefe do cerimonial do Palácio do Planalto, embaixador Frederico Cezar de Araújo.
O presidente e a primeira-dama desceram do avião de mãos dadas, e o primeiro gesto de Clinton foi acenar para as pessoas que se encontravam na pista do aeroporto (fotógrafos, cinegrafistas, seguranças, soldados da infantaria da Aeronáutica e funcionários da embaixada americana, etc). A primeira-dama americana vestia um tailleur amarelo de um tecido leve e brilhante.
Imediatamente depois do casal, desceu a secretária de Estado, Madeleine Allbright, trajando um vestido roxo. Em seguida, desembarcaram outros dez integrantes da comitiva presidencial. Depois, o casal embarcou em uma das três limusines que servirão a comitiva durante a visita ao Brasil. Da limusine, Clinton voltou a acenar para os fotógrafos. O comboio era composto, além das limusines, por outros quatro veículos de passeio e por quatro vans. Três carros da segurança e dois batedores abriram caminho para a comitiva, que se deslocou diretamente para o Palácio do Itamaraty, onde o casal Clinton foi recepcionado com um coquetel pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
Na pista do aeroporto, foi montada uma linha de segurança em torno da área de desembarque da comitiva, com cerca de 50 soldados da Infantaria da Aeronáutica, armados com fuzis-metralhadoras MT-12, e atiradores de elite. No apoio à comitiva, havia uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel, duas ambulâncias, dez vans e muitos assessores do governo americano, que controlavam o acesso dos fotógrafos brasileiros, além de pessoal de apoio da Infraero.
Emas Os americanos venceram mais uma, no fim da tarde de ontem: as emas que vivem nos jardins do Palácio da Alvorada foram presas em um cercadinho. Na semana passada, ao vistoriar o local onde o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, seria homenageado com um jantar, os seguranças norte-americanos reclamaram das emas. Tem muito bicho aqui, disseram. Mas quem levou a canseira de correr atrás dos animais foram os funcionários da residência oficial do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Às 18h30, quando tudo estava quase pronto para o jantar das 21 horas, Fernando Henrique, que passou a tarde no Alvorada, foi pessoalmente conferir os preparativos. Assistiu, junto com os ministros Clóvis Carvalho (Casa Civil) e Paulo Renato de Souza (Educação), ao hasteamento da bandeira americana no jardim dos fundos do Alvorada, e conversou rapidamente com os músicos. Fernando Henrique estava descontraído, de roupa esporte.


