Agência Folha
De Fortaleza
Um dia depois de ter feito críticas contundentes à condução da política econômica comandada pelo ministro da Fazenda, Pedro Malan, o ministro do Desenvolvimento, Clóvis Carvalho, mudou o tom do discurso. Em Fortaleza, onde participou ontem do lançamento do ‘‘Programa Especial de Exportação do Nordeste’’, Carvalho afirmou ter sido mal interpretado e defendeu a permanência de Pedro Malan no Ministério da Fazenda. ‘‘Houve uma má interpretação do que eu disse. Destacaram frases do contexto do discurso para embasar uma contraposição que não existe na realidade’’, afirmou o ministro.
Carvalho disse não existir nenhuma divergência entre ele e o ministro Pedro Malan. ‘‘Malan é o líder e o condutor desse processo. Que não caibam dúvidas sobre uma identidade absoluta entre eu e ele’’. O ministro do Desenvolvimento afirmou ser ‘‘importantíssima a permanência de Pedro Malan no Ministério da Fazenda. Segundo ele, ‘‘é na permanência de Malan que será consolidado o ajuste e o esforço para o desenvolvimento do País’’.
Malan e Carvalho se encontraram anteontem, em Brasília, na abertura do seminário ‘‘Desenvolvimento com estabilidade’’, promovido pelo PSDB – partido que abriga Fernando Henrique Cardoso, o próprio Clóvis Carvalho e demais políticos que vêm mostrando desconforto com os resultados da política econômica.
Em seu discurso, no seminário, Clóvis Carvalho criticou a ênfase ‘‘monocórdica na contenção de gastos e defendeu mais ousadia’’ na adoção de medidas que promovam o desenvolvimento econômico do País. ‘‘Apressar o passo da retomada do crescimento não trará o apocalipse. E o excesso de cautela, a essa altura, será outro nome para a covardia’’, disse ele.
Mas ontem, em Fortaleza, o ministro resolveu ser bem menos contundente. Afirmou que era importante manter a estabilidade. Ousar seria apenas ‘‘dentro do que fosse possível’’. ‘‘Não podemos gastar mais. Não é admissível mexer na meta de superávit primário’’, afirmou.
Apesar de muitos contrastes entre os discursos de Clóvis Carvalho e Pedro Malan, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento garantiu ontem que não havia desunião dentro da equipe econômica. Segundo ele, todo o ministério segue a linha do governo. ‘‘Pedro Malan tem competência e coragem’’, afirmou.
As declarações de Clóvis foram dadas durante uma entrevista coletiva na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, onde ele lançou o programa que prevê incentivo à exportação para 14 setores industriais do Ceará.
O governador do Estado, Tasso Jereissati (PSDB), não compareceu ao lançamento e foi representado pelo vice-governador, Beni Veras (PSDB). Carvalho e Jereissati almoçaram juntos depois da cerimônia.
Em entrevista à ‘‘Folha de S.Paulo’’, publicada no domingo passado, o governador cearense também defendeu mudanças nos rumos da política econômica conduzida pelo governo. ‘‘Temos que fazer algumas modificações corretivas no rumo da política econômica. O presidente está consciente disso’’, disse.

mockup